Campos do Jordão, 13 de agosto de 2017.

maio
16
2016

Semana Nacional dos Museus promove diversas Atrações Culturais em Campos do Jordão

por: - Atualizado: 24/06/2016 19:09
Oficinas Culturais com temas diversos comemora Dia Internacional dos Museus

Museu Felícia Leirner em Campos do JordãoEsta semana deverá ser de muitas atrações culturais em Campos do Jordão.

Entre os dias 16 a 22 de Maio acontece a 14ª Semana Nacional de Museus, onde museus de todo o Brasil recebem uma programação diferenciada para Celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de Maio) .

Em Campos os eventos serão realizadas no Museu Felícia Leirner, com início nesta terça-feira se extendendo até próximo domingo.

O espaço a céu aberto realiza durante este período atividades diversificadas, com oficinas de arte  sobre assuntos variados.

Os temas abordados na semana são artes plásticas, Festival de Inverno, identidade cultural e gastronomia regional. A programação também conta com uma peça de teatro sobre Santos Dumont.

Todas as atrações são gratuitas. Quem quiser também poderá contribuir com a doação de mantimentos e agasalhos, que serão encaminhados para instituições parceiras.

Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro
Endereço: (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 – Campos do Jordão/SP)
Mais informações: (12) 3662-6000

Veja a Programação da 14ª Semana Nacional de Museus: Museus e Paisagens Culturais

Terça, 17 de Maio de 2016
Oficina – Modelagem Com Figureira de Taubaté
Os Figureiros se autointitulam artistas populares do Vale do Paraíba que recriam com barro cru figuras e cenas do seu dia a dia, ou do seu imaginário, arte resultante de uma tradição, da curiosidade e das experiências pessoais do próprio artista. Neste dia, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro receberão a figureira Izaura Gomes da Silva, que deverá trabalhar a técnica na confecção de pequenos pavões, apresentando ao público a tradicional arte dos figureiros de Taubaté.
Horário: às 9h30 e 14h30

Quarta, 18 de Maio de 2016
Oficina – Conhecendo e Interagindo com o Festival de Inverno de Campos do Jordão
A oficina tem como objetivo apresentar para o público um pouco mais sobre a história do Festival de Inverno de Campos do Jordão, idealizado por Luiz Arrobas Martins e considerado hoje o maior festival de música de concerto da América Latina. Será construída uma linha do tempo, que permitirá ao visitante interagir, vivenciar, descobrir e criar relações de identidade entre a história do Festival de Inverno, o Auditório Cláudio Santoro, a cidade de Campos do Jordão e a cultura local.
Horário: às 9h30 e 14h30

Quinta, 19 de Maio de 2016
Visita Educativa – Felícia Leirner e Campos do Jordão
A visita educativa tem como objetivo levantar questões sobre paisagens antrópicas e discutir sobre como as obras e a história da artista plástica Felícia Leirner alteraram e influenciaram a paisagem de Campos do Jordão. Os visitantes terão a oportunidade de olhar para o trabalho da artista de uma maneira diferente, sendo incentivados a observar as interferências e mudanças que as obras trazem na paisagem.
Horário: às 9h30 e 14h30

Workshop para Professores – O Que é Identidade Cultural?
Em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o workshop tem como objetivo destacar a importância das reflexões acerca da identidade para a preservação cultural de Campos do Jordão e incentivar esse processo, destacando o seu papel no trabalho pedagógico. As professoras Thais Neves e Bruna Mendes conduzirão a ação que deverá oferecer certificado aos participantes. Para uma vivência mais profunda, o participante pode optar por trazer qualquer tipo de câmera fotográfica para registrar a atividade.
Horário: das 18h30 às 21h

Sexta, 20 de Maio de 2016
Workshop – A Mantiqueira e Sua Produção Gastronômica
Ministrado pelo gastrônomo Francisco Lima, o workshop levará o participante a compreender e situar a Serra da Mantiqueira em suas características sociais, geográficas e influências nas produções gastronômicas. Haverá degustações de produtos oriundos da Serra da Mantiqueira.
Horário: às 19h

Sexta e Sábado, 20 e 21 de Maio de 2016
Espetáculo Teatral – O Vôo do Menino
Nos dias 20 e 21 de maio, o Museu e Auditório exibem a peça que relata a vida de Alberto Santos Dumont, apresentado ao público como o sonhador que vivia no mundo das nuvens! A vida do inventor brasileiro é retratada poeticamente pela Cia. da Casa Amarela.
Horário: dia 20, às 9h30 e 14h30; e dia 21, às 11h

Sábado, 21 de Maio de 2016
Roda de Jongo – Tradição Afro-Brasileira no Vale do Paraíba
Encontro com integrantes de um grupo de jongo de Taubaté, que contemplará aspectos da história do ritmo, toque (ritmo e instrumentos), canto e dança, culminando numa animada roda de jongo, com a participação de todos.
Horário: às 14h

Domingo, 22 de Maio de 2016
Contação de História – Histórias Que a Araucária me Contou
No encontro, a contadora de histórias Mirela Estelles convida o público a conhecer os encantos e segredos de Campos do Jordão a partir de histórias da tradição oral que falam sobre diversos símbolos e personagens da região.
Horário: às 11h e 14h
Vagas: 60 participantes por horário

Foto: Cristiano Tomaz

Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321