Estudantes de 15 países criam Aplicativos para desenvolver o turismo em Campos

Neste mês de fevereiro, Campos do Jordão recebeu uma ação internacional para o desenvolvimento turístico. 52 Alunos de 15 países participaram de um workshop, onde foram desafiados a desenvolver aplicativos para smartphones, que tivessem como objetivo encontrar soluções para problemas … Continua

por: Redação ( 7 anos atrás - sexta-feira dia 3 de março de 2017 ) - Atualizado: 03/03/2017 19:33
Tempo de Leitura: 2 minutos

Neste mês de fevereiro, Campos do Jordão recebeu uma ação internacional para o desenvolvimento turístico.

52 Alunos de 15 países participaram de um workshop, onde foram desafiados a desenvolver aplicativos para smartphones, que tivessem como objetivo encontrar soluções para problemas enfrentados pelo turismo local.

A iniciativa foi realizada pelo Centro Universitário Senac e contou com a participação de dezenas de pessoas, incluindo o poder público, representantes de  empresas, professores estrangeiros e docentes da própria instituição de ensino.

O intercâmbio foi realizado com a participação da Escola de Design e Tecnologia de Copenhague na Dinamarca e da Faculdade George Brown do Canadá.

E para que os estudantes pudessem desenvolver este trabalho, eles tiveram a oportunidade de conhecer os atrativos turísticos de Campos do Jordão e ainda aprender mais sobre a cultura e a economia local, através de discussões com representantes de entidades do meio turístico.

“Nós trouxemos isso para os nossos estudantes. Tivemos uma programação onde fizemos visitas em vários lugares. E a gente trabalhou com quatro eixos: turismo tradicional, turismo rural, turismo ecológico e turismo de aventura”. Explica Polise De Marchi coordenadora do workshop.Durante 5 dias alunos e professores trabalharam metodologias de design e desenvolvimento de projetos para estimular os estudantes a encontrar soluções.

Com o acompanhamento de professores locais, eles também puderam entender a realidade dos moradores de Campos do Jordão.

Desta forma, uma das principais preocupações identificadas foi justamente integrar a população de Campos com os turistas, incluindo os residentes no desenvolvimento local.

Divididos em grupos com alunos de diversos países como Canadá, Dinamarca, Alemanha e também brasileiros, os estudantes criaram protótipos de aplicativos, que são projetos realmente viáveis de serem implantados, com serviços que auxiliam os turistas e também os moradores, promovendo a economia.

Assim através de uma mistura internacional de culturas distintas, eles puderam mostrar o turismo de um olhar neutro, e propor novas ideias nos projetos desenvolvidos.

“A gente entende que, mesmo em um período curto de tempo, quando a gente tem vontade, um grupo com energia, um espaço onde é bem recebido, onde a problemática é colocada e uma disposição de propor soluções, a gente consegue fazer trabalhos que conseguem ser implantados e realizáveis”. Conclui Polise.Para a professora de graduação e pós-graduação Ana Lúcia, o projeto interferiu com a vida acadêmica do Senac Campos do Jordão e houve uma troca cultural muito grande:

“A experiência foi sensacional, a vinda de estudantes e professores estrangeiros mudou a rotina do Campus.”

Segundo ela, a universidade internacionalizada promove uma troca de conhecimento e cultura. E a colaboração pode ser imensa para quem vive em Campos, sob o olhar de novas ideias.

Os projetos realizados pelos grupo não estão completamente prontos. Muitos estão com 80% desenvolvidos e precisam ser finalizados.

A professora afirma que é importante agora olhar para os 9 projetos e identificar o que é prioritário. E a partir disso contatar s alunos, que são proprietários das ideias para formatar um produto.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

Desafio das Serras – Campos do Jordão 2024

Desafio das Serras – Campos do Jordão 2024

Desafio das Serras Campos do Jordão 2024 é um evento de Trail Running que acontece em 05...

Arte no Outono: Coro Artístico FLMA

Arte no Outono: Coro Artístico FLMA

Com um repertório misto de estudos que une diferentes estilos, o Coro Artístico da Funda...

Arte no Outono – Lud Mazzucatti: “Do Jazz ao Soul”

Arte no Outono – Lud Mazzucatti: “Do Jazz ao Soul”

Conhecida pela voz marcante no backing vocal do Natiruts, participando das turnês “Regga...

Arte no Outono – Rael: Capim-Cidreira

Arte no Outono – Rael: Capim-Cidreira

Neste show especial e cheio de ritmos, Rael e sua banda apresentam um verdadeiro passeio...