Cineclube Araucária homenageia Jeanne Moreau

Neste mês de agosto, o Cineclube Araucária traz para o Espaço Cultural Dr. Além, Campos do Jordão, uma semana cinematográfica que homenageia Jeanne Moreau, atriz francesa que faleceu no último dia 31 de julho, aos 89 anos. Para essa edição … Continua

por: Redação ( 7 anos atrás - segunda-feira dia 14 de agosto de 2017 ) - Atualizado: 14/08/2017 11:18
Tempo de Leitura: 3 minutos

Neste mês de agosto, o Cineclube Araucária traz para o Espaço Cultural Dr. Além, Campos do Jordão, uma semana cinematográfica que homenageia Jeanne Moreau, atriz francesa que faleceu no último dia 31 de julho, aos 89 anos.

Para essa edição que começa no dia 17 de agosto e irá até domingo dia 20/08, a programação trará títulos como “A Noiva estava de Preto”; “Ascensor para o Cadafalho”, “Jules e Jim: uma mulher para dois homens” e “Nikita – Criada para matar”, além da sessão infantil com o filme “A Bailarina”, de Eric Summer, no domingo às 15h.

Em sua carreira, que durou 65 anos, a Jeanne atuou em mais de 100 filmes, inclusive do diretor brasileiro Cacá Diegues, na qual viveu uma dona de prostíbulo em São Paulo que vai atrás de um cliente em Alagoas, que morre de amores por ela em “Joanna Francesa”. Além de atuar nas telonas como atriz, ainda era diretora, roteirista e cantora.A programação deste mês de agosto ainda contará com Mostra de Filmes Livres, no dia 14/08 com a exibição do filme “Não fale de recomeço” (Brasil, 2016 – 70 min), do diretor Arthur Tuoto e no dia 15/08 (terça feira), Sessão Curta Mundo Livre, que trará sete trabalhos de brasileiros e estrangeiros, ainda o Cine e Escola que acontece no dia 15, às 9h e 14h, com a animação “Juro que vi” (Brasil, 2003 a 2008), com direção de Humberto Avelar e Sergio Glenes.

E nos dias 22 e 23 de agosto acontece os Encontros Fazer Cinema, uma reunião para a produção dos curtas-metragens que serão exibidos em dezembro no 3º Festival de Curta de Campos do Jordão.

A programação do Cineclube Araucária conta com o apoio da Prefeitura de Campos do Jordão, Natureza Maluca, Arco-Iris Papelaria e do Campos do Jordão Convention & Visitors Bureau.

Espaço Cultural Dr. Além fica na Av. Frei Orestes Girardi, 1582 – Abernéssia.

Informações pelo telefone (12) 3664-2300.Programação:

17/08 – 19h 30 – A Noiva estava de preto (França, 1968 – 107 min)

Ao ter seu marido assassinado na porta da igreja, após o casamento, Julie Kohler decide ir atrás dos culpados pela sua viuvez. Num plano de vingança, ela fará jogo de sedução e perseguição para mata-los. Além de Jeanne Moreau como protagonista, o filme conta com nomes como Michel Bouquet, Jean-Claude Brialy e Michael Lonsdale. O filme tem direção de François Truffaut. Classificação LIVRE

18/08 – 19h 30 – Ascensor para o Cadafalso (França, 1959 – 88 min)

Com o sonho de viver com seu amante Julien Tavernier, a sonhadora Florence Carala planeja com seu amado o assassinato de seu marido. Julien o assassina com indícios que levariam a crer que seria um suicídio. No entanto, ao tentar levar as provas que levasse até ele, ele percebe que esqueceu o roupão na janela e decide voltar, porém fica preso no elevador de onde começa a perceber que não era so aquela peça de roupa que evidenciavam o ocorrido na cena do crime. Além de Jeanne Moreau, o filme traz nomes como Maurice Ronet, Georges Poujouly e Lino Ventura, sob a direção de Louis Malle e, classificação LIVRE

19/08 – 19h 30 – Jules e Jim: uma mulher para dois homens (França, 1961 – 105 min)

Na Paris do inicio do século XX, o judeu alemão Jules e o extrovertido francês Jim se tornam grandes amigos, a empatia se dava até nos interesses, porém cada um a seu modo tinha maneira de alcança-los. Após uma viagem a Grécia, de volta a Paris eles conhecem Catherine uma bela jovem que remete a uma estátua que ambos se encantaram na viagem. Ela se junta a esses dois boêmios e vivem grandes momentos antes que os conflitos da Primeira Guerra os colocam de lados opostos, porém antes Jules pede a Jim para cortejar a jovem Catherine, com quem acaba se casando. Após a guerra, Jules convida Jim para visitar sua família, na Alemanha, que aceita prontamente. Porém, Jules e Catherine vivem uma crise no casamento, apesar do desejo de Jules querer manter o sacramento se vê vencido, abrindo caminho para que o amigo seja o marido de Catherine. Porém anos depois, Jules deseja rever sua ex-mulher, enquanto Jim volta a Paris para negócios e reencontra uma ex-amante… O filme, com direção de Franpois Truffaut, traz nesse jogo de amor, amizade, drama e sedução nomes como Jeanne Moreau, Oskar Werner, Henri Serre, Vanna Urbino. A classificação 14 anos.

20/08 – 15h – A Bailarina (França e Canadá, 2016 – 89 min)

Com o sonho de se tornar uma bailarina, uma pequena órfã chega a Paris, no final do século XIX. A cidade ainda pequena e em transformação, é o cenário ideal para essa garotinha se passar por outra pessoa, integrar o elenco da Grand Opera, além de viver grandes aventuras. A animação tem a direção de Eric Summer e Eric Warin. Clássificação LIVRE.

18h – Nikita – Criada para matar (França/ Itália, 1990 – min – 117 min)

Uma jovem assassina e viciada tem sua vida poupada após ser capturada. Os seus instintos suicidas tornam a chave que o Serviço de Inteligência precisa para missões de grande perigo. O filme protagonizado por Anne Parillaud, traz Jeanne Moreau e grande elenco sob a direção de Luc Besson. Classificação 14 anos.

Toriba Musical – Carmen Monarcha

Toriba Musical – Carmen Monarcha

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (2)

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Toriba Musical – Beethoven, Debussy, Chick Corea

Toriba Musical – Beethoven, Debussy, Chick Corea

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (3)

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (3)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (3)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (3)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...