Mais de 2,1 mil empresas turísticas já inseriram perfil oficial usado nas redes sociais no Cadastur

Ação tem o objetivo de evitar a propagação de páginas falsas de agências de turismo e meios de hospedagens.

por: Redação ( 3 anos atrás - segunda-feira dia 23 de agosto de 2021 ) - Atualizado: 23/08/2021 13:12
Tempo de Leitura: 2 minutos

Mais de 2,1 mil agências de turismo e meios de hospedagens já aderiram ao novo serviço, criado pelo Ministério do Turismo, para evitar fraudes na comercialização de produtos e serviços turísticos nas redes sociais. Desde julho deste ano, o Cadastur, que é o Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos, possui um campo que permite a inclusão dos perfis oficiais dos estabelecimentos no Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, WhatsApp e LinkedIn. 

O objetivo é barrar a criação de perfis falsos nas redes sociais em nome de empresas do setor de turismo para enganar e prejudicar consumidores. Além disso, a ferramenta serve como fonte para o turista confirmar a rede social do estabelecimento.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a medida é necessária frente ao grande número de fraudes que o setor vem registrando a partir de perfis falsos nestas plataformas. “É mais uma ação do governo federal para beneficiar e garantir a prestação do serviço turístico ao viajante. Esperamos que o número de estabelecimentos que aderiram a esta iniciativa cresça para que possamos, cada vez mais, estabelecer um ambiente mais seguro para a população”, declarou Machado Neto.

Ao todo, já são 1.998 páginas de Instagram e 1.625 de perfis do Facebook. Por segmento, 1.450 agências de turismo e 703 meios de hospedagens incluíram suas informações no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos. A inclusão dos perfis no Cadastur possibilitará que o Ministério do Turismo forneça uma lista com os endereços virtuais oficiais às empresas de redes sociais, como o Facebook e Instagram, que, assim, terão subsídios para desativar perfis falsos que possam coexistir nas redes sociais.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, destacou a importância destes estabelecimentos em aderir à nova ferramenta. “Demos um passo rápido e importante para evitar fraudes no nosso setor, agora precisamos que mais empreendimentos informem suas redes sociais no Cadastur. Vamos juntos trabalhar em prol do consumidor e de vocês. Conto com a participação dos hoteleiros e das agências e operadoras de turismo”, disse.

Para inserir as informações, os responsáveis devem acessar o Cadastur com o login do GOV.BR. Na sequência deve clicar no ícone da atividade e em “Alterar/Resolver Pendência”. Logo após, prosseguir até a aba “Informações da Atividade”, onde deverão ser inseridas essas informações no campo “Redes Sociais”. Para saber mais sobre o novo login, assista o vídeo abaixo ou veja as instruções no site do Cadastur.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

A cidade mais charmosa do Brasil em 2024 chegará a está marca. 150 anos de muita históri...

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...