Como começar uma carreira em um novo campo de atividade

O principal é não agir apressadamente. Você não precisa tomar medidas drásticas

por: Redação ( 2 ano atrás ) - Atualizado: 03/07/2022 17:28
Tempo de Leitura: 3 minutos

Em algum ponto da vida, alguns profissionais pensam em mudar de carreira. Alguns não encontram alegria em sua ocupação atual, outros sentem que sua profissão se tornou obsoleta.

Ao mesmo tempo, é importante e é isso mesmo que motiva as pessoas, que a mudança de ocupação atenda às expectativas. A passagem para uma nova profissão deve, portanto, ser gradual e correta.

5 passos para uma nova profissão

O principal é não agir apressadamente. Você não precisa tomar medidas drásticas: deixar seu antigo emprego como, digamos, um gerente de escritório e começar a procurar freelance qa jobs sem ter as habilidades e conhecimentos necessários. A imersão gradual em um novo campo de atividade traz resultados mais seguros e promissores.

1.º Passo: ganhe coragem

Isto envolve duas questões: conquistar seu medo do desconhecido e se preparar para trabalhar duro. Você tem que estar preparado para uma situação financeira precária que pode afetar suas finanças. Mesmo que não se demita de seu antigo emprego, você terá que acrescentar ao seu orçamento despesas novas (e consideráveis) para a educação. Também é possível, e muito provavelmente, que você tenha uma primeira experiência ruim e que cometa alguns erros. Todas essas coisas precisam ser aceitas e perseguidas.

2.º Passo: seja claro sobre onde você quer se dirigir e por quê 

Claro que é melhor considerar campos de atividade relacionados. Nesse caso, a experiência obtida e a reputação que você já adquiriu será de grande ajuda em seu novo empreendimento. Se quer mudar tudo radicalmente, você tem que ser preciso. Se é um gerente, mas quer se tornar um músico, determine exatamente que instrumento você quer tocar. 

3.º Passo: estude duramente

Não importa o formato que você escolha para estudar. Se um professor de Educação Física decidir se tornar um senior manual tester, serão suficientes cursos, seminários e webinars. Se uma aeromoça decide se tornar médica ou esteticista, você precisa obter uma educação superior. Ao escolher o campo de trabalho e, consequentemente, o formato de treinamento, você precisa considerar suas possibilidades financeiras e sua disponibilidade de tempo. Os cursos podem ser concluídos em 6-8 meses, enquanto o ensino superior levará anos. 

4.º Passo: crie um novo CV

Mesmo se você decidir se mudar para um campo relacionado, você precisará reescrever seu CV. Novas habilidades precisam ser acrescentadas, e a experiência anterior precisa ser apresentada de um ponto de vista diferente. Por exemplo, um comerciante passa para o campo do design e planeja trabalhar no design de websites, páginas de mídia social, etc. As habilidades de um comerciante nesta área são uma grande vantagem, mas não a principal. Em outras palavras, todos os seus casos devem ser apresentados em termos de trabalho no design (mesmo que não tenha sido feito internamente, mas apenas desenvolvido uma ideia), e não em termos de implementação bem sucedida de projetos de marketing. 

5.º Passo: não tenha medo de salários reduzidos e posições pouco significativas

Você é recém-chegado a um novo campo, portanto aqueles que esperam obter todos os prêmios em uma nova profissão imediatamente ficam muito rapidamente desapontados. Mesmo uma posição de estagiário pode ser um  impulso rápido e dinâmico na carreira se colocar sua experiência e conhecimento em bom uso. Aqueles que acabam de entrar em um novo campo e estão tentando subir nas fileiras de profissionais podem ficar desapontados.

Começar uma nova carreira pode ser uma tortura para um adulto experiente. Mas olhando para isso de outra maneira, um novo começo é uma grande oportunidade, um reinício, até mesmo uma aventura agradável.  

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...