INVOZ e Somos Editora lançam o livro Cultura de Excelência em São José dos Campos

Juntos, reuniram em 12 capítulos, em 216 páginas, visões do que viveram durante a trajetória de sucesso da empresa, para a qual muito contribuíram

por: ( 5 meses atrás ) - Atualizado: 13/11/2023 10:54
Tempo de Leitura: 4 minutos

Cultura de Excelência – Reflexões sobre o Sucesso da Embraer será lançado em São José dos Campos, no próximo dia 19 de outubro, às 19h, no Salão Ozires Silva da APVE (Alameda Cândido Marciano Leite, 88, Vila Betânia). O livro reúne reflexões de cinco amigos e associados do INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro, profissionais de excelência do setor aeroespacial e ex-funcionários da Embraer, que juntos fizeram parte da história da empresa brasileira de aeronaves que ganhou o mundo.

A ideia do livro Cultura de Excelência começou durante a pandemia por iniciativa de Manoel Oliveira, oficial superior veterano da FAB e que foi Vice-Presidente Executivo de Finanças da Embraer, responsável pelo processo de privatização da empresa.

A seu convite, outros quatro profissionais formaram o time de escritores: Emílio Matsuo, engenheiro de Aeronáutica que trabalhou por 38 anos na Embraer, que, entre outras funções, foi Vice-Presidente de Engenharia, liderando equipe de 4 mil profissionais de alta capacidade e desempenho; Fúlvio Delicato, engenheiro Mecânico-Aeronáutico que trabalhou na Embraer de 1983 até a Gerência Geral da empresa de capital em 2005; Kleber Grasso, profissional com 30 anos de estudos e desenvolvimento de habilidades individuais em lidar com pessoas e grupos no ambiente de trabalho e em organizações, com ênfase no desenvolvimento humano e 45 anos de experiência em administração de contratos de desenvolvimento e fornecimento de bens e serviços de alta tecnologia em Aeronáutica e Defesa, bem como engenharia de vendas, suporte a vendas, inteligência de mercado, planejamento estratégico, comercialização, e elaboração e negociação de contratos, no Brasil e exterior; Edison Henriques Junior, Master of Science in Business Administration in Entrepreneurship, graduado em Tecnologia da Informação e professor de Liderança e Comportamento Organizacional em cursos de MBA no Brasil e em Business Schools sediadas nos EUA e na Suíça, com 35 anos de carreira profissional em mais de 150 empresas, tendo capacitado mais de 40 mil Líderes.

Juntos, reuniram em 12 capítulos, em 216 páginas, visões do que viveram durante a trajetória de sucesso da empresa, para a qual muito contribuíram, permitindo ao leitor compreender melhor as razões por trás desse sucesso, que vai além de questões financeiras, comerciais e operacionais. O sucesso da Embraer explora a questão das pessoas, do engajamento, compromisso e competência de cada um do time de profissionais.

Não é, evidentemente, uma prerrogativa da área de Recursos Humanos, mas uma característica esperada de cada líder, do CEO ao chão de fábrica e do escritório. Tanto que um dos primeiros valores enunciados foi: “Nossa gente é o que nos faz voar”. Primeiro postulado nos primórdios do P3E – Programa de Excelência Empresarial Embraer, em 2007, não era uma bela frase de efeito, mas a tradução da convicção de milhares de colaboradores de que esse era o maior diferencial da Embraer e base para sua contínua prosperidade.

“Penso que todos que tiveram a experiência de colaborar com a Embraer sempre se perguntaram de onde vem toda a força e o entusiasmo da Empresa para superar com sucesso tantos desafios. Foi com esse espírito que todos os autores decidiram refletir sobre o “segredo” do sucesso da Embraer. Assim, cada leitor poderá conhecer, pela narração de quem viveu a história da Embraer, como uma empresa pôde prosperar por meio da visão de um grande líder e pela prática contínua de seus valores. Conhecerá também como ele próprio, sua família e a sociedade como um todo podem evoluir apoiados por uma empresa de excelência”, explicou Manoel Oliveira, idealizador do livro.

“À medida que evoluímos na construção do livro, afloraram muitas lembranças da essência, valores, cultura e espírito aeronáutico, posturas e atitudes transmitidas pelos fundadores da Embraer (Eng. Ozires à frente) e vividos na prática no dia a dia. Vivência essa que, segundo nosso entendimento, levou a Embraer à posição de enorme relevância no mundo da aviação, e que por isso queremos que seja eternizada e transbordada para todos os setores da sociedade. Uma pérola que não pode ficar escondida, pois pode fazer a diferença para muitas organizações e pessoas”, complementou Emílio Matsuo.

“Nós colocamos o melhor de nossas experiências nessas páginas, com o intuito de que alguém possa se apoderar dessas experiências e realizar experimentações ainda maiores. Nosso desejo é que outras pessoas entendam que não se trata de engenharia, fabricação e testes. Sim, somos bons nisso. Talvez os melhores do mundo hoje. Mas o que importa são as pessoas. “Nossa gente é que nos faz voar”, declarou Fúlvio Delicato.

“A obra é um registro de aprendizado e das nossas experiências, com muito conteúdo e diversidade. Que o livro seja uma contribuição para reflexões e que possa ajudar as organizações a terem um melhor desempenho. Colocamos ali várias sugestões e embasamentos dos nossos pensamentos e ações”, pontuou Kleber Grasso

“Fazer parte da construção desta obra que documenta o processo de construção de uma Cultura Organizacional de Excelência, sendo Professor de Liderança e tendo trabalhado com o Cel. Ozires Silva e sendo indicado por ele para integrar o INVOZ em 2020, representa o orgulho de poder honrar o convite construindo um legado em parceria com colegas que compartilham dos mesmos valores e admiram exemplos de liderança que contribuem para a evolução da humanidade”, concluiu Edison Henriques Junior.

Programação de Lançamento:
19h00 – Recepção e vendas de livros
19h30 – Abertura pelo INVOZ
19h40 – Roda de Conversa com os autores, mediação Rui Gonçalves, diretor de cultura do INVOZ
20h20 – Interação com o Público
20h30 – Confraternização e autógrafos

Serviço:
Lançamento do Livro Cultura de Excelência – Reflexões sobre o Sucesso da Embraer (216 páginas, em 2×2 cores, valor R$79,90. Somos Editora)
Dia: 19/10
Horário: 19h
Local: APVE – Salão Ozires Silva – Alameda Cândido Marciano Leite, 88, Vila Betânia
Pré-venda/RVSP: https://invoz.org/rvsp (compra antecipada por R$69,90)

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (3)

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (3)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a  DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER ,...

Família no Museu: Confete Ecológico

Família no Museu: Confete Ecológico

Neste Carnaval, o núcleo educativo do Museu e Auditório ensina o passo a passo da produç...

Toriba Musical – Revisitando Nat King Cole

Toriba Musical – Revisitando Nat King Cole

A programação musical do Hotel Toriba, sob a  DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER ,...

Carnaval Parque Capivari – Encontro com a Turma da Mônica

Carnaval Parque Capivari – Encontro com a Turma da Mônica

Programação do dia 24: 13h30 às 14h – Encontro com a Turma da Mônica 14h30 às 15h...

Domingo Musical: Show “Sinta-se Em Casa” com grupo Vozes da Mantiqueira

Domingo Musical: Show “Sinta-se Em Casa” com grupo Vozes da Mantiqueira

Neste espetáculo, o grupo apresenta um repertório com muita Música Popular Brasileira. P...