Conteúdo oferecido por:

Prefeitura e iniciativa privada unem apicultores da Mantiqueira

A Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, por meio de sua secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com o apiário Api Levy, une os apicultores da região para beneficiamento e comercialização do “Mel da Mantiqueira”. O projeto é uma … Continua

por: Redação ( 20 anos atrás - terça-feira dia 28 de março de 2006 ) - Atualizado: 28/03/2006 07:26

A Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, por meio de sua secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com o apiário Api Levy, une os apicultores da região para beneficiamento e comercialização do "Mel da Mantiqueira".

O projeto é uma continuação dos trabalhos iniciados em 2005 pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Campos do Jordão, que promoveu no dia 12 de dezembro, na Casa da Agricultura, um dia de campo com palestras da Dra. Lídia Carelli Barreto e Luiz Eugenio Pasin, professores da UNITAU, sobre Boas praticas em apicultura, Associativismo entre apicultores, Certificação de produtos apícolas, Analise de mercado e Perspectiva da apicultura.

Esse projeto visa unificar os apicultores da região, fazendo com que os mesmos se organizem em forma de uma associação ou cooperativa, com objetivo de auxiliar no beneficiamento e comercialização de seus produtos, alem de cadastrar todos os apicultores da região de Campos do Jordão, Santo Antônio e São Bento do Sapucaí, assim
como o volume de mel produzido pelos mesmos.

A principio, toda a matéria bruta será beneficiada na Casa do Mel do apiário Api Levy em Campos do Jordão, local certificado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, o que possibilita a comercialização do produto em todo o território nacional

"centralizando o beneficiamento do mel, teremos uma diminuição no custo de produção, alem do aumento no volume de mel produzido. Com a União dos Apicultores da Mantiqueira, será possível uma padronização do produto comercializado, um melhor controle na qualidade do mesmo e uma produção em escala suficiente para suprir a demanda de consumo local", afirmou Claudia Pinto Levy, proprietária do apiário Api Levy no Bairro dos Melos em Campos do Jordão.

"com a formalização da Cooperativa ou Associação dos Apicultores da Mantiqueira, será possível a formatação de uma"Festa do Mel" nos moldes das tradicionais Festas do Pinhão e Cerejeira, alem de promover o agroturismo na região e ampliar seu mercado para o setor gastronômico, utilizando receitas a base de mel e seus subprodutos", afirmou o Engenheiro Alessandro Cidale, Secretario Municipal de Agricultura e Abastecimento.


Casa do mel do Apiario Api Levy - Campos do Jordão

Informações na secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento pelo telefone: (12) 3662-1626.

60ª Festa do Pinhão – Campos do Jordão

60ª Festa do Pinhão – Campos do Jordão

Campos do Jordão já tem encontro marcado com uma das festas mais queridas da nossa cidad...

Arte no Outono 5: Encontros da Estação – Maria Gadú

Arte no Outono 5: Encontros da Estação – Maria Gadú

De 9 a 24 de maio, Campos do Jordão recebe encontros especiais com shows imperdíveis no...

Arte no Outono 5: Encontros da Estação – Oswaldo Montenegro

Arte no Outono 5: Encontros da Estação – Oswaldo Montenegro

De 9 a 24 de maio, Campos do Jordão recebe encontros especiais com shows imperdíveis no...

Arte no Outono 5: Encontros da Estação – Grupo Passarinheiros

Arte no Outono 5: Encontros da Estação – Grupo Passarinheiros

De 9 a 24 de maio, Campos do Jordão recebe encontros especiais com shows imperdíveis no...

Arte no Outono 5: Encontros da Estação – Orquestra FLMA com Wilson Simoninha & Paula Lima

Arte no Outono 5: Encontros da Estação – Orquestra FLMA com Wilson Simoninha & Paula Lima

De 9 a 24 de maio, Campos do Jordão recebe encontros especiais com shows imperdíveis no...