SÃO PAULO - Será inaugurada nesta sexta-feira a segunda edição do Salão do Turismo e Roteiros do Brasil. O evento, que acontece até dia 6 de junho na capital paulista deverá reunir mais de cem mil pessoas, segundo as estimativas do Ministério do Turismo. A solenidade de abertura, marcada para as 10h, deverá contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, e do presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz.
Este ano, o grande destaque do evento, que é aberto ao público, é o lançamento do programa "Vai Brasil", que promete a venda de roteiros, produtos e serviços turísticos para todo o Brasil, a preços populares. Foram cerca de dois anos de negociações entre as empresas envolvidas - cias aéreas, operadores, meios de hospedagem e demais prestadores de serviços turísticos para que finalmente o Vai Brasil pudesse chegar ao mercado com promessas de preços de 30% a 60% mais baixos que na alta temporada.
Os quase 40 mil metros quadrados da feira estarão divididos nas seguintes áreas: Feira de Roteiros Turísticos, espaço no qual cada estado terá um estande para mostrar seus principais destinos turísticos; Núcleo de Conhecimento, com palestras e workshops com temas sobre o setor; Rodada de Negócios, espaço que proporciona o encontro das grandes operadoras com as agências de todo o País; e Vitrine Brasil, espaço no qual os estados poderão mostrar sua diversidade em artesanato, gastronomia e produtos da agricultura familiar.
No ano passado, o Salão de Turismo levou cerca de 108 mil pessoas ao Expo Center - 20 mil credenciados e 88 mil de público. A perspectiva para esse ano gira em torno de 150 mil visitantes.
Foto -
Ex-secretário de Turismo Nelson Freire e a governadora Wilma de Faria com prefeitos da região da Costa Branca