Docente do Centro Universitário Senac dá dicas essenciais para degustar vinhos com prazer na estação mais quente do ano
Muitos desconhecem que vinhos são mais apropriados e podem ser degustados na estação mais quente do ano. Para a maioria das pessoas, o sol forte, a praia e a maresia são propícios para bebidas geladas, como cervejas, refrigerantes e sucos naturais.
O sommelier, profissional responsável pelo serviço de vinhos em bares e restaurantes, parceiro do cliente no momento da escolha, usa como critérios para sugerir a bebida o ambiente, a ocasião e o perfil do consumidor.
Aos amantes de um bom vinho que não querem perder o prazer em saboreá-lo, mesmo sob um calor de 35 graus, o enólogo Sérgio Donizeti da Silva, docente do Centro Universitário Senac - Campus Campos do Jordão, dá algumas boas dicas para degustar a bebida nesta época:
- Vinhos brancos ou rosés, frescos e leves, espumantes ou frisantes são específicos para o verão, por serem servidos refrescados ou gelados. A temperatura deve estar entre 5 e 10 graus.
- Outras variedades de vinho podem ser servidas, desde que adaptadas às atuais condições climáticas, promovendo uma leve diminuição de sua temperatura e consumidas em ambientes de temperatura controlada (com ar-condicionado).
- Em dias de calor, uma opção é aproveitar para beber vinhos leves, com acidez pronunciada, secos e com alto frescor (com pequena quantidade de açúcar residual).
- Os espumantes e os frisantes têm lugar garantido na seleção de vinhos para o verão. Eles são diferentes por causa dos tipos de uva utilizada e da concentração de gás carbônico natural, que nos frisantes, por exemplo, é menor que nos espumantes.
- Nesta época, atenção redobrada aos cuidados de conservação, pois os vinhos devem ser mantidos a uma temperatura média de 15 graus, sendo resfriados ou gelados somente no momento do consumo.
Curso Formação de Sommelier
Quem se interessa em saber mais sobre vinhos, o Centro Universitário Senac está com inscrições abertas para o curso Formação de Sommelier, que será realizado de 13 de fevereiro a 12 de junho, das 18h30 às 22h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3668-3001, ou no site: www.sp.senac.br.