Um dos principais cartões postais da região da serra da Mantiqueira, a Pedra do Baú passa a ser considerada Unidade de Conservação, e receberá ações que irão preservar seu território, fauna e nascentes.
A decisão foi tomada pela Secretaria do Ambiente do Estado de São Paulo e abrange todo o complexo do Baú, que inclui as três formações rochosas: Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata.
Localizada na cidade de São Bento do Sapucaí (SP), a Pedra do Baú também possui acesso a partir de Campos do Jordão, por onde é possível chegar de carro até o Bauzinho sem necessidade de praticar escaladas, avistando-se de frente a Pedra do Baú.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
A Pedra é frequentada o ano todo por turistas vindos de todo o mundo e exibe uma formação natural exuberante, que pode ser avistada de várias cidades, além de ser ideal para prática de atividades esportivas radicais, como voo livre e escalada.
A proposta para a criação do Monumento Natural Pedra do Baú foi elaborado a partir de estudos técnicos realizados por uma equipe de consultores e por técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com apoio da Prefeitura Municipal local.
Apesar da categoria Monumento Nacional evidenciar uma unidade de conservação ambiental, não haverá desapropriação de terras, portanto as propriedades particulares não serão remanejadas.
Porém para que haja maior cuidado na preservação da área, a visitação turística e esportiva será organizada, o que irá garantir a segurança dos usuários e também do ambiente natural. A área, que era mantida por voluntários, montanhistas, ONGs e empresários, passa agora a ser administrada pela Fundação Florestal e pelo município.
A proposta para a Criação do Monumento Natural Pedra do Baú aprovada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente - Consema, tem como compromisso conservar e recuperar a paisagem local por seu significado como marco cultural e histórico, sua relevância geológica e beleza cênica - segundo texto oficial.
O complexo da Pedra do Baú possui uma área de 3.245 hectares, e uma altitude que chega a 1950 metros. A área é protegida por matas nativas e sua massa granítica mede 340 metros de altura e 540 metros de comprimento.
Fotos: Cristiano Tomaz