A convite da Pousada Campos dos Holandeses, a NetCampos foi conferir o curso de iniciação ao vinho, que aconteceu em Campos do Jordão na tarde deste sábado 25 de maio.
Na ocasião, hóspedes e convidados puderam aprender um pouco sobre a sobre esta apreciada bebida, que tem amplo consumo na Europa e cresce a cada ano sua procura no Brasil.
Com técnicas auxiliam a identificação de aromas e sabores através de frutas e condimentos, a sommelière Gabriela Bigarelli ensinou como estimular a memória olfativa, aumentando a percepção e identificação dos diversos tipos de vinhos.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
Responsável pela carta de vinho de renomados restaurantes de São Paulo, Gabriela se formou no Brasil e morou no Espanha e na Itália, onde aprimorou seus conhecimentos sobre a bebida.
O curso ainda abrangeu assuntos com o plantio de uvas, produção e armazenamento dos vinhos. Curiosidades sobre rolhas, garrafas e produtores também fizeram parte do curso.
Além da parte teórica, em que a sommelière fala sobre informações mais técnicas, o curso também contou com uma sessão prática, onde alguns vinhos puderam ser degustados e tiveram suas particularidades esclarecidas pela profissional.
Além de introduzir diferentes informações sobre o vinho, o curso ainda estimula o aprendizado e a procura por mais informações e experiências sobre o assunto, mostrando que o universo do vinho possui muitas curiosidades, que completam o prazer de sua degustação.
"A gente está pretendendo fazer outros cursos de vinho e de hamonização com jantares. E foi uma experiência bem bacana, o pessoal gostou, e agora agente vai cada vez mais aprimorando e oferecendo mais produtos para os clientes". Afirmou André Villibor, proprietário da Pousada Campos dos Holandeses em Campos do Jordão.
Para Gabriela ensinar introdução dos vinhos é sempre muito gratificante: "A minha experiência particular é fantástica, porque é uma delícia pegar um grupo que não tem conhecimento nenhum. Eu pude passar de fato toda a iniciação do vinho, eu acho que todo mundo conseguiu captar super bem. E depois a gente teve a parte aromática com as frutas naturais, as essências, a degustação, então com certeza valeu muito a pena. Tanto para eles quanto para mim, que acabo sempre aprendendo".
Fotos: Cristiano Tomaz