Campos do Jordão, 16 de setembro de 2017.

nov
12
2004

Haras Polana em Campos do Jordão inova em tecnologia sem fio

por: - Atualizado: 12/11/2004 00:00
O Haras Polana, localizado no Km 168 da Rodovia Monteiro Lobato, abre suas portas a imprensa para mostrar toda sua  infra-estrutura, investida durante três anos de aprimoramento na especialização de criação de cavalos Puro Sangue Árabes. Em meio a uma … Continua

O Haras Polana, localizado no Km 168 da Rodovia Monteiro Lobato, abre suas portas a imprensa para mostrar toda sua  infra-estrutura, investida durante três anos de aprimoramento na especialização de criação de cavalos Puro Sangue Árabes. Em meio a uma linda paisagem natural, o Haras com área de  80 alqueires possui uma das mais sofisticadas pistas de salto e adestramento, desenhada pelo escritório francês Toubin et Clément, o mesmo responsável pelas pistas das Olimpíadas de Sidney. O Polana promove nos fins de semana, aulas de salto, adestramento e clínicas de hipismo com renomados cavaleiros brasileiros e estrangeiros, além hospedar e gerar cavalos em suas modernas instalações. Sua construção foi realizada priorizando a natureza e o bem estar dos cavalos.

Os sócios Ricardo Aranha e Paulo Bilyk apresentaram para a equipe da NetCampos, juntamente com a  imprensa local e especializada, vários animais nascidos ali mesmo no haras através de inseminação artificial e com monta natural, descendentes de renomados Puro Sangue poloneses, que desfilaram toda exuberância e beleza dos animais de nobre linhagem. É importante lembrar que nas últimas olimpíadas todos os competidores brasileiros montaram cavalos estrangeiros, pois para se obter uma linhagem competitiva são necessárias várias gerações de melhoria genética. No caso da Polônia existe em média 600 anos de tradição em reprodução e através da inseminação artificial, o Haras Polana quer provar que o Brasil também é capaz de reproduzir animais com nível de competição internacional. 

O grande diferencial do Haras Polana em relação aos outros é justamente a rede interna de wireless implantada no local pela empresa Compera de Campinas. Um dos proprietários Paulo Bilyk, que também é diretor sênior da Rio Bravo Investimentos, fala da importância de informática e do dinamismo na troca de informações em todas as áreas. Na criação de cavalos existia também uma necessidade de se monitorar os animais de forma ágil e confiável, além de oferecer um sistema que pudesse ser facilmente operado por qualquer pessoa e gerenciado a distância.

A empresa Compera que trabalha com tecnologia móvel implantou no Haras de forma pioneira, um sistema de monitoramento sem fio através de PDA’s (Palm’s)  onde os ginetes (responsáveis pelo tratamento dos animais) monitoram suas tarefas diárias, como escovação, medicação e higiene. E são gerenciados  periodicamente pelos veterinários e pelos administradores do Polana. Nesse projeto audacioso existem duas redes wi-fi de informação interligadas via satélite, uma no Haras – onde são realizadas as reproduções, e outra no Centro Hípico – área de treinamento, que funcionam como antenas de celular, com alcance de 1 Km². As antenas recebem as informações dos PDA’s e as direcionam para uma central onde podem ser acessadas no local por Lap Top ou pela Internet. Num projeto pioneiro existem também nas 26 cocheiras câmeras de monitoramento via internet e telas touch screen, onde são exibidas todas as informações e características dos animais. Isso possibilita ao criador e veterinário que pretendem hospedar seu animal no Haras, acompanhar full time e restritamente, através da internet todo o tratamento recebido pelo animal.

De novembro a março estarão em exposição no haras 12 cavalos muito especiais, trazidos da VDL Sporthorses,  de propriedade de Wiepke van Lageweg, uma das maiores criadoras de garanhões da Holanda. Esses cavalos serão leiloados na Páscoa, durante o Concurso Hípico Polana. Cada um deles tem um valor de mercado de pelo menos US$ 50 mil. É a primeira vez que se faz um leilão da VDL no País e deve movimentar  aproximadamente US$ 600 mil.

 

Mais Informações

 

http://www.haraspolana.com.br/

 

Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321