Campos do Jordão, 21 de julho de 2017.

mar
28
2006

Prefeitura e iniciativa privada unem apicultores da Mantiqueira

por: - Atualizado: 28/03/2006 07:26
A Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, por meio de sua secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com o apiário Api Levy, une os apicultores da região para beneficiamento e comercialização do “Mel da Mantiqueira”. O projeto é uma … Continua

A Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, por meio de sua secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com o apiário Api Levy, une os apicultores da região para beneficiamento e comercialização do “Mel da Mantiqueira”.

O projeto é uma continuação dos trabalhos iniciados em 2005 pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Campos do Jordão, que promoveu no dia 12 de dezembro, na Casa da Agricultura, um dia de campo com palestras da Dra. Lídia Carelli Barreto e Luiz Eugenio Pasin, professores da UNITAU, sobre Boas praticas em apicultura, Associativismo entre apicultores, Certificação de produtos apícolas, Analise de mercado e Perspectiva da apicultura.

Esse projeto visa unificar os apicultores da região, fazendo com que os mesmos se organizem em forma de uma associação ou cooperativa, com objetivo de auxiliar no beneficiamento e comercialização de seus produtos, alem de cadastrar todos os apicultores da região de Campos do Jordão, Santo Antônio e São Bento do Sapucaí, assim
como o volume de mel produzido pelos mesmos.

A principio, toda a matéria bruta será beneficiada na Casa do Mel do apiário Api Levy em Campos do Jordão, local certificado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, o que possibilita a comercialização do produto em todo o território nacional

“centralizando o beneficiamento do mel, teremos uma diminuição no custo de produção, alem do aumento no volume de mel produzido. Com a União dos Apicultores da Mantiqueira, será possível uma padronização do produto comercializado, um melhor controle na qualidade do mesmo e uma produção em escala suficiente para suprir a demanda de consumo local”, afirmou Claudia Pinto Levy, proprietária do apiário Api Levy no Bairro dos Melos em Campos do Jordão.

“com a formalização da Cooperativa ou Associação dos Apicultores da Mantiqueira, será possível a formatação de uma”Festa do Mel” nos moldes das tradicionais Festas do Pinhão e Cerejeira, alem de promover o agroturismo na região e ampliar seu mercado para o setor gastronômico, utilizando receitas a base de mel e seus subprodutos”, afirmou o Engenheiro Alessandro Cidale, Secretario Municipal de Agricultura e Abastecimento.


Casa do mel do Apiario Api Levy – Campos do Jordão

Informações na secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento pelo telefone: (12) 3662-1626.

Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321