Campos do Jordão tem cidade irmã no Japão

Uma curiosa lei concede a cidade japonesa de Karuizawa, próxima a Tóquio, o título de "Cidade irmã" de Campos do Jordão. Promulgada em outubro de 1967, pelo Prefeito em exercício Arakaki Masakasu, o Projeto de Lei concede o título de Cidade-Co-Irmã para a estância turística japonesa, que assim como Campos do Jordão, possui muitas montanhas, casas de veraneio e um agradável clima que encanta os turistas.

por: Redação ( 16 anos atrás - sábado dia 9 de fevereiro de 2008 ) - Atualizado: 09/02/2008 22:44
Tempo de Leitura: 2 minutos

KaruizawaUma curiosa Lei Municipal concede a cidade japonesa de Karuizawa, próxima a Tóquio,  o título de “Cidade irmã” de Campos do Jordão.

Promulgada em outubro de 1967, pelo Prefeito em exercício Arakaki Masakasu, o Projeto de Lei concede o título de Cidade-Co-Irmã para a estância turística japonesa, que assim como Campos do Jordão, possui muitas montanhas, casas de veraneio e um agradável clima que encanta os afortunados turistas das cidades próximas.

Originário de Karuizawa, o então Prefeito Arakaki mantinha contato com o prefeito da cidade japonesa e já almejava um intercambio cultural entre as estâncias, conta o historiador Pedro Paulo Filho em seu site.

A lei estabelecida resultou em algumas diplomáticas trocas de mensagens e de bandeiras entre autoridades do Japão e Prefeitos de Campos até o ano de 1983.

Este vinculo intercontinental é fruto da imigração japonesa que iniciou em Campos do Jordão no final da década de 20, quando foi fundada, em 1929, uma colônia oriental no bairro de Renópolis. As atividades agrícolas fizeram da colônia uma das primeiras regiões frutícolas de clima temperado do Estado de São Paulo.

Nas décadas de 30 e 40 mais japoneses chegaram e se instalaram na zona rural da cidade, Campos do Jordão tornou-se maior produtor de cenouras do Estado durante a década de 40, distribuindo seus produtos para São Paulo e Rio de janeiro.

Hoje a imigração japonesa mostra suas raízes profundas na edificação da cidade e conserva sua cultura em associações e clubes como o Cereja, que periodicamente realiza a tradicional Festa da Cerejeira em Flor e a Festa das Hortênsias, onde as tradições e folclores do oriente são celebrados.

Conheça Karuizawa – a cidade irmã de Campos do Jordão

Veja Lei Municipal de 1967

Historiador Pedro Paulo Filho
 
Foto: www.3yen.com

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Trazendo o tom intimista e acolhedor do seu show “Saudade é Amor”, a cantora Tiê – que c...