Campos do Jordão, 12 de agosto de 2017.

jun
05
2008

Campos do Jordão promove Semana Camargo Freire

por: - Atualizado: 05/06/2008 15:06
Semana Camargo Freire - Campos do Jordão homenageia um dos mais importantes artistas plásticos do País. Camargo Freire viveu 50 em Campos.

Obra de Camargo FreirePara homenagear um dos maiores artistas plásticos do Brasil, a Prefeitura de Campos do Jordão decretou a Semana Camargo Freire, entre os dias 9 a 13 de junho.

Todo ano, Expedito Camargo Freire será lembrado com uma série de eventos culturais na cidade em que viveu desde a década de 40 até o fim de sua vida.

Com realização da Secretaria Municipal de Educação, Assessoria Municipal de Cultura e ONG AMECampos, as comemorações ao centenário do pintor têm início com uma cerimônia dia 9 de junho de 2008, no Espaço Cultural Dr. Além em Vila Abernéssia.

No dia 13 de junho, Edmundo Ferreira da Rocha apresenta seu trabalho de três anos de pesquisa por materiais de Camargo Freire. Ex-aluno e amigo do artista, Edmundo mostra fotos de quadros e dedicatórias desenhadas em cadernos de alunos.

O historiador Edmundo diz que teve de viajar pelas cidades vizinhas e contatar muitas pessoas que tinham em sua casa obras do autor. “Algumas vezes conseguiu encontrá-las por sorte do acaso”, afirma.

A apresentação deve contar com uma média de 115 imagens com fotos de quadros e do próprio Camargo Freire, durante seus anos vividos em Campos do Jordão.

Edmundo Ferreira da Rocha possui ainda quase 9 mil fotos antigas, 85 crônicas e mais de 170 títulos com histórias  de Campos do Jordão, que em breve será lançada em um site na internet.

Expedito Camargo Freire foi um dos grandes pintores brasileiros, que viveu durante 50 anos em Campos do Jordão. Chegou às montanhas para curar-se da tuberculose e teve seu reconhecimento nas artes pintando as belíssimas paisagens da serra. Com obras nos principais museus do mundo, inclusive no Louvre de Paris, Freire lecionou em escolas públicas da estância e fez parte da Academia de Letras de Campos do Jordão. Nascido em Campinas, Camargo Freire veio a falecer em maio de 1991.

Confira a Programação da Semana Camargo Freire

Dia 09 de junho, 15h
Apresentação do Projeto Guri – Pólo Campos do Jordão – Espaço CulturaL “Dr. Além”.

Dia 09 de junho, 19h
Missa em Ação de Graças – Igreja Nossa Senhora da Saúde – Vila Jaguaribe.

Dia 10 de junho, 19h
Apresentação da Escola de Dança Expressão em Movimento – Espaço Cultural “Dr. Além”.

Dia 11 de junho, 10h, 15h e 19h
Apresentação da Escola Vanessa Ballet e Corpo de Baile Municipal – Espaço Cultural ” Dr. Além”.

Dia 12 de junho, 19h
Apresentação do Grupo de Teatro do Preventório Santa Clara – Espaço Cultural “Dr. Além”.

Dia 13 de junho, 20h
Slide Show de Obras do Professor Camargo Freire, organizado por Edmundo Ferreira Rocha – Espaço Cultural “Dr. Além”.
Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321