11 anos atrás

Gruta dos Crioulos

Localizada no centro de exuberante arvoredo tropical, a aproximadamente 9 Km de Vila Jaguaribe (antiga Vila Velha), a Gruta dos Crioulos trata-se de uma monumental pedra de 700 m2 , com um diâmetro de 30 m de altura e 20 m de profundidade, meio arredondada, chata e côncava podendo abrigar inúmeras pessoas em seu interior.

Há estórias e lendas que a Gruta adquiriu essa denominação, porque os escravos fugidos de fazendas das regiões vizinhas nela se refugiavam para escaparem da fúria dos capitães do mato, e eram liderados por Manoel Crioulo através das terras que eram de propriedade do Sr. Cícero Prado.

Entretanto, no tempo da escravidão, a gruta era lugar quase inacessível sendo necessária uma verdadeira odisseia por entre um caminho rústico aberto na mata, conhecido como velho caminho das minas de ouro, que ligava o Sul de Minas aos portos de São Sebastião e Parati.

Segundo os moradores mais antigos, dizem que nas noites de lua cheia, quem andar pelos lados da Gruta dos Crioulos, ouve o arrastar de correntes e gemidos, pois os espíritos dos crioulos fugitivos ainda vagam pela região.

Entrada
Entrada franca – passeio público

Endereço
Estrada da Campista

Como chegar
Siga sentido a Vila Capivari, o Centro Turístico da cidade. Chegando em Vila Jaguaribe, faça o contorno à esquerda em frente ao Supermercado Roma, seguindo sentido a Fábrica de Chocolates Araucária. Passando a ponte localizada próximo ao Estádio Municipal, siga a rua à esquerda, conhecida como Estrada da Campista. Nesta estrada há placas que indicam o caminho até a Gruta dos Crioulos.

Alan Germano

Idealizador do Portal NetCampos, é um apaixonado por Campos do Jordão

Últimas Notícias

Comentários