Circuito Sesc de Artes acontece neste sábado em Campos do Jordão

A arte em todas as suas manifestações, em todos os seus encontros e para todas as pessoas

por: Redação ( 13 anos atrás - sexta-feira dia 10 de junho de 2011 ) - Atualizado: 10/06/2011 18:28
Tempo de Leitura: 4 minutos

Cicuito Sesc de ArtesEm 2011 o Circuito Sesc de Artes percorre 88 cidades do Estado de são Paulo, reunindo diversos artistas que apresentam uma grande diversidade de manifestações artísticas como artemídia, artes visuais, circo dança, literatura, música, performance e teatro.

E neste sábado, 11 de junho é a vez de Campos do Jordão receber esta dose gratuita de cultura e arte. As apresentações acontecem na Praça Ministro Sérgio Mota (Gazebo), localizado na Vila Abernéssia, a partir das 15h.

Confira a programação:

15h – É Crédito ou Débito? – Vários artistas
Intervenções em que artistas e público negociam a troca, compra e/ou venda de conversas, gestos, textos ou objetos simbólicos, discutindo questões sobre a sociedade de consumo e o mercado da arte. Os trabalhos incorporam ideias e ações a partir de uma genealogia artística construída desde os anos 70 que subverte o sistema institucional da arte, estabelecendo alternativas de posicionamentos face ao sistema capitalista. Curadoria: Josué Mattos. Artistas participantes: Ernesto Neto, Grupo Aluga-se e Priscila dos Anjos.
Chefia, Priscila dos Anjos
Compra-se e Vende-se, Grupo Aluga-se
Troco uma embalagem por uma laranja fresca, Ernesto Neto

15h – Jogo do Acervo SESC de Arte Brasileira
Com o objetivo de aproximar o público do universo artístico por meio do contato com obras de arte, uma brincadeira de cartas com imagens de obras do acervo do SESC propõe indagações e reflexões relacionadas à arte de forma geral. Em sua segunda edição, o jogo criado especialmente para o Circuito SESC de Artes 2011 apresenta a coleção BRESSONIANAS, composta pelos fotógrafos brasileiros Carlos Moreira, Cristiano Mascaro, Flávio Damm, Juan Esteves, Marcelo Buainain, Orlando Azevedo e Tuca Vieira, que têm em suas obras a influência do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson.

15h30 – Realejo Poético – Cia Patética
Intervenção teatral e musical em que atores manipuladores convidam o público para um recital poético, lembrando antigos realejos e praças. Um bonequinho – chamado carinhosamente de Poeta – sorteia poesias para os espectadores ao som de música ao vivo. Fundada em 2000, a Cia Patética, atua no universo infantil com teatro de animação.
Direção: Cia Patética
Elenco: Fábio Parpinelli , Lanna Moura e Neto Medeiros.

16h Circo da Vinci (Argentina)
Malabaristas, equilibristas, palhaços e monociclos são atrações presentes nesse espetáculo. A apresentação busca entreter toda a família com um repertório eclético e dançante, as músicas autorais são tocadas ao vivo. Com 8 anos de estrada, esse grupo argentino utiliza diversos elementos da cultura teatral circense nas suas apresentações.
Elenco: Antuco, Capitán, Castro, Kena, Jacinto, Manu, Naty, Nico, Pez e Regi.
Duração: 60 min.

17h30 – Ressonâncias
Quik Companhia de Dança (MG)
A partir de improvisações, o espetáculo Ressonâncias traz a figura feminina e masculina em diferentes dimensões para dialogar com o espaço físico. Os bailarinos inventam novos trajetos nos encontros com os objetos e seres que os rodeiam, e essas experimentações buscam novas reflexões para padrões prefixados de agir, pensar e sentir. Criada em 2000, a Quik Companhia de Dança foi fundada pelos bailarinos Rodrigo Quik e Letícia Carneiro. Concepção, criação e interpretação: Letícia Carneiro e Rodrigo Quik.
Trilha Sonora Original: Rodrigo Salvador.
Duração: 30 min.

18h30 – Symbiosis – Roberta Carvalho (PA)
Composição visual que propõe discutir temas como: arte, vida, natureza, espaço público, linguagens artísticas, entre outros. A artista capta imagens do público da cidade que, posteriormente, são projetadas nas copas das árvores e outros elementos naturais presentes no espaço. É o corpo se adequando à natureza, em uma delicada relação simbiótica e simbólica que provoca reflexões sobre a relação de identidade com a natureza e vice-versa.

18h – Grupo Circo Branco
Concebido e dirigido por Romero de Andrade Lima, o espetáculo é encenado por um corifeu narrador e um coro formado por doze atrizes e cantoras, caracterizadas como pastoras. Elas percorrem doze esculturas representando retábulos e narram a Paixão de Cristo por meio de cânticos e interpretações. Na peça, foram recriados reisados, procissões e pastorais, sempre com ênfase no espírito das festas populares. O repertório composto de toadas de domínio público teve como referência a obra do escritor Ariano Suassuna, mentor intelectual do Movimento Armorial.
Elenco: Edna Aguiar, Lelena Anhaia, Laura de Lima, Ligia Veiga, Maria Cristina Marconi, Mario Augusto Togniazzolo, Miriam Maria, Mônica Nassif, Nina Blauth, Simone Julian, Simone Soul, Tata Fernandez e Tina Simião Concepção e Direção: Romero de Andrade Lima Direção Musical: Renata Mattar.
Duração: 60 min.

19h – Videorrepórter
Com a missão de descobrir quais são os hábitos culturais dos moradores da cidade por onde passa, um videorrepórter faz rápidas entrevistas sobre quais são as opções de cultura, lazer e entretenimento da região. Ao final do dia, esse material é editado e apresentado no telão do palco, promovendo um encontro das respostas registradas com o público. Serão produzidos 88 documentários, um em cada cidade contemplada pelo Circuito SESC de Artes 2011.
Coordenação: Aldo Quiroga. Com Angélica Muniz Valente.

19h30 – Siba e A Fuloresta
Nascido em Recife, Siba cresceu entre a cidade e o interior. Como membro da banda Mestre Ambrósio, representante do movimento Mangue Beat, desenvolveu um estilo musical inovador, marcado pelo diálogo entre ritmos tradicionais, como a ciranda e o maracatu, com a música pop. Após uma temporada morando em São Paulo, Siba retorna a Pernambuco para trabalhar com o grupo A Fuloresta, formado por músicos tradicionais da cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do estado. O segundo e mais recente trabalho lançado por Siba e a Fuloresta é o disco Toda Vez Que Eu Dou Um Passo, o Mundo Sai do Lugar, vencedor em 2008 do Prêmio TIM de melhor álbum de música regional e base do repertório desta apresentação.
Siba – Voz e percussão / Mestre Nico – Percussão / Mané Roque – Percussão e voz /
Cosmo Antônio – Percussão e voz / Roberto Manoel – Trompete / Galego do Trombone – Trombone / João Minuto – Sax Tenor / Léo Gervázio – Tuba
Duração: 80 min.

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Trazendo o tom intimista e acolhedor do seu show “Saudade é Amor”, a cantora Tiê – que c...