Festival de Cinema de Campos do Jordão deve acontecer em 2012

Espaço Cultural Dr. Além deverá ser reformado e voltará a exibir filmes no segundo semestre de 2011

por: Redação ( 13 anos atrás - sábado dia 11 de junho de 2011 ) - Atualizado: 11/06/2011 13:01
Tempo de Leitura: 3 minutos

Flávia Centofante - Secretária de CulturaCampos do Jordão irá entrar definitivamente no roteiro das grandes produções cinematográficas do País.

Quem revela esta novidade é a Secretária Municipal de Cultura Flávia Centofante, que chamou a NetCampos para falar sobre as ações que a secretaria vem realizando e apoiando na cidade.

Dentre os projetos apoiados pelo departamento está a realização do 1º Festival de Cinema de Campos do Jordão, que deverá acontecer entre os meses de abril e maio de 2012 e poderá se estender para os próximos cinco anos.

O Festival foi criado a partir de uma iniciativa privada, onde duas agências de São Paulo se reuniram para sua realização. A boa notícia é que o projeto já foi aprovado, e será realizado com incentivos públicos vindos do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet.

Este projeto, que já foi idealizado diversas vezes para acontecer no Município, será formatado nos moldes do famoso evento que acontece na cidade de Gramado no Rio Grande do Sul, e deverá ter o Convention Center (Shopping Market Plaza) como seu principal palco de exibições de filmes.

Segundo Flávia existe grande interesse da administração do espaço em receber o evento, o que deve facilitar a negociação que teve intermédio direto da Secretária. O espaço inicialmente cogitado pela Secretaria de Estado da Cultura para receber o evento seria o Auditório Cláudio Santoro, mas devido ao seu formato, que foi criado para apresentações musicais, seria inviável seu uso para projeção de filmes.

Além das exibições de lançamentos cinematográficos, o Festival deverá agregar ainda workshops, oficinas, cursos e bate-papos em torno da sétima arte.

A Secretaria Municipal de Cultura de Campos do Jordão participa como o apoio oficial para a realização do evento, que irá deixar também alguma contribuição cultural para a comunidade de Campos. A organização do Festival irá realizar ações de incentivo a apreciação e produção de filmes. Uma das solicitações da Secretaria Municipal foi a de que se usasse o máximo possível de mão de obra local, o que irá gerar emprego e renda para os jordanenses.

Com nome provisório de 1º Festival de Cinema de Campos do Jordão, o evento deve acontecer durante 10 dias, estimulando o turismo na cidade e atraindo consumidores para a rede hoteleira e gastronômica, principalmente. “Temos que ampliar o turismo cultural”. Afirma Flávia Centofante.

Diferente dos outros diversos projetos semelhantes, que já passaram pela secretaria, este, além de já ter sido aprovado pelas leis de incentivo fiscais, já possui patrocinadores. Conta a Secretária.

Espaço Cultural Dr. Além exibirá filmes ainda neste ano
Depois de muito tempo sem exibir filmes, o Espaço Cultural Dr. Além voltará a ser usado como cinema.

Isso se deve a doação de um Kit Cinema, que Campos do Jordão recebeu da Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural, órgão ligado a Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo. O Kit foi oferecido a 25 municípios do Estado, que possuíam até 50 mil habitantes.

A doação do equipamento de produção digital e sonorização faz parte do Projeto de Incentivo à Criação de Salas de Exibição Cinematográfica do Estado de São Paulo.

No Kit Cinema estão inclusos os seguintes ítens: tela de projeção, leitor de vídeo, aparelho de DVD, aparelho de som, amplificador e um kit de filmes.

Segundo Flávia Centofante este será um passo inicial para reativação do Espaço Cultural Dr. Além para voltar a funcionar como o Cinema de Campos do Jordão, pois o projetor que o cinema possui é do ano de 1942, movido a carvão, que foi adaptado para funcionar com energia elétrica.
 
A previsão de funcionamento do Cinema é para agosto ou setembro deste ano e sua gestão inicial deverá ser feita pela Secretaria de Cultura da cidade. Mas segundo a Secretária, já existem pessoas interessadas em terceirizar o serviço.

Reforma do Espaço Cultural
O Espaço Cultural Dr. Além deverá passar por uma reforma completa no segundo semestre deste ano.

 Segundo Flávia a reforma contemplará tanto a parte interna quanto externa do prédio. A parte externa passará por uma restauração, sem a descaracterizar sua fachada.

Já a reforma do interior do Espaço Cultural incluirá o rebaixamento do palco (para melhorar a visualização da tela), troca das poltronas, inclusão de poltronas adaptadas, criação de uma área Vip (que acomodará autoridades e convidados especiais), camarins, sala administrativa, bomboniere e zeladoria. Toda reforma será financiada pelo Ministério da Cultura.

Construído em 1940, o prédio conta atualmente com 260 poltronas e pode chegar à lotação máxima de até 300 expectadores, utilizando cadeiras extras.

Para o mês de julho deste ano, o espaço foi requisitado pela Secretaria de Estado da Cultura para uma exibição de filmes sobre os museus do Estado de São Paulo, que deverá ser divulgado em breve.
 
 

Foto: Cristiano Tomaz

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Trazendo o tom intimista e acolhedor do seu show “Saudade é Amor”, a cantora Tiê – que c...