Como foi a Temporada de Inverno 2016 em Campos do Jordão – Assista o Vídeo

A Temporada em Campos do Jordão tem início com a chegada do frio, que acontece durante o Outono, e seu ápice é percebido com a férias de inverno no mês de Julho. Neste ano de 2016, a cidade registrou intenso … Continua

por: Redação ( 8 anos atrás - sexta-feira dia 12 de agosto de 2016 ) - Atualizado: 12/08/2016 15:21
Tempo de Leitura: 3 minutos

Foto: Cristiano Tomaz
Foto: Cristiano Tomaz

A Temporada em Campos do Jordão tem início com a chegada do frio, que acontece durante o Outono, e seu ápice é percebido com a férias de inverno no mês de Julho.

Neste ano de 2016, a cidade registrou intenso movimento nos meios de hospedagem, restaurantes e em seus atrativos turísticos.

E para fazer um balanço da movimentação de turistas na cidade, a NetCampos foi conversar com representantes da associações empresariais e também da Secretaria Municipal de Turismo.

Dados recentes – fornecidos pela Secretaria – apuram que nos meses de Maio, Junho e Julho cerca de 1,5 milhão de pessoas subiram a serra para curtir a cidade.

Assista no vídeo abaixo mais detalhes sobre este levantamento feito com os órgãos de turismo em Campos do Jordão.

Para a a Secretária Adjunta de Turismo de Campos do Jordão Glória Bravin, o movimento registrado em 2016 teve um crescimento em torno de 10% em relação ao ano passado.

Ela afirma que foi registrado aumento no público que pratica o turismo de um dia, e também houve aumento no turismo de permanência. O que se torna muito positivo neste período de crise que o Brasil enfrenta.

O dólar, que permaneceu alto no início do ano, e a queda nas temperaturas – com fotos de geada compartilhadas nas redes sociais – também contribuíram para este aumento, segundo Glória.

O Convention Bureau de Campos do Jordão e região registrou uma taxa de ocupação de 84% nos finais de semana e 65% durante a semana. A associação conta com 60 empreendimentos de hospedagem, que somam quase 5 mil leitos. Segundo informações da Gestora Executiva Roselaine Dantas.

O Presidente do Convention Bureau Carlos Fernandes imaginou que seria uma temporada difícil em Campos do Jordão. Porém a associação registrou aumento de ocupação em torno de 7% a 8%. Para isso as empresas mantiveram os valores das tarifas de hospedagem.

O grupo Central de Pousadas também informou que houve um aumento acima da expectativa, que ficou em torno de 10%. Com quase 40 empresas de hospedagem, o Presidente da Associação Guilherme Centofante afirmou que durante os meses de Junho e Julho as pessoas fazem questão de estar em Campos do Jordão.

O setor de restaurantes foi consultado através do grupo Cozinha da Montanha. Para o Presidente Nelson Gonçalves, as empresas mantiveram uma média no número de atendimento, que recebeu diferentes públicos. E contou com ajuste nos valores dos cardápios.

Para o segundo semestre, os restaurantes terão eventos especiais onde temas ligados a cerveja artesanal, jazz e vinho e frutas vermelhas irão atrair o público.

Também consultamos a Associação de Turismo ASSTUR. Para o Presidente Luiz Pedro Nathan, a ocupação nos hotéis foi superior aos anos anteriores. E para manter esta taxa de ocupação, as empresas associadas tiveram que manter os valores das tarifas do ano anterior. Segundo Nathan, o cenário financeiro nacional fez com que o turismo interno fosse mais procurado do que as viagens para fora do Brasil.

A Secretaria de Turismo tem uma expectativa muito positiva para o segundo semestre em Campos do Jordão, pois vários eventos estão programados para este período.

Em Agosto Campos do Jordão recebe evento de dança. Setembro um festival de Jazz e Blues será atração na cidade. No mês de Outubro Campos recebe Beer Fest: Festival da Cerveja. E em novembro a Semana Literária é atração na serra. Já no mês de Dezembro acontece Natal em Campos do Jordão com Festival de Corais e outras atrações.

Para ficar por dentro do que acontece em Campos do Jordão acesse a Agenda de Eventos NetCampos.

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

A cidade mais charmosa do Brasil em 2024 chegará a está marca. 150 anos de muita históri...

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...