Férias de Verão: Veja a programação Cultural de Janeiro no Museu em Campos do Jordão

O Museu Felícia Leirner em Campos do Jordão criou uma programação recheada de atrações para as Férias de Verão. Cultura, edução e arte estão na agenda do museu à céu aberto, que ainda oferece um jardim com paisagens incríveis.O espaço … Continua

por: Redação ( 5 anos atrás - quinta-feira dia 27 de dezembro de 2018 ) - Atualizado: 27/12/2018 16:09
Tempo de Leitura: 9 minutos

O Museu Felícia Leirner em Campos do Jordão criou uma programação recheada de atrações para as Férias de Verão.

Cultura, edução e arte estão na agenda do museu à céu aberto, que ainda oferece um jardim com paisagens incríveis.O espaço abriga belas obras de arte criadas pela artista que dá nome ao local. Anexo ao museu existe o Auditório Cláudio Santoro, famoso por receber grandes artistas da música clássica.

Com um clima agradável e fresco durante o verão, Campos do Jordão proporciona tranquilidade e boas atrações para as férias escolares.

Uma excelente opção para quem quer viajar em família, ou aproveitar os preços de baixa temporada nos hotéis e pousadas da cidade.

Quem passar pelo Museu Felícia Leirner neste verão poderá curtir visitas educativas para conhecer melhor as esculturas e a natureza do local.Jogos, enigmas, contação de histórias e brincadeiras fazem parte desta programação, juntamente com assuntos sobre o meio ambiente e inclusão social.

Na área musical, o mês de janeiro conta com apresentação de Raul de Sá Trio, que interpreta ritmos entre choro, samba e baião. O Quinteto Aralume, que mostra timbres da cultura popular. Além do DJ Matt Sander, que faz uma mistura de música clássica com eletrônica.

Para iniciar o ano, o museu também recebe manifestações religiosas de diversas vertentes como Folia de reis da igreja católica, além de representantes da Igreja Evangélica, vertentes orientais e de matriz africana.

Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro
Endereço: Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880 – Alto da Boa Vista – Campos do Jordão
Mais informações: (12) 3662-6000

Entrada: Inteira R$10,00; meia e jordanense R$5,00 (estudante e idoso). Gratuita aos domingos.

Veja a programação completa de Janeiro no Museu Felícia Leirner em Campos do Jordão:

De 1 a 31 de Janeiro de 2019
Visita Educativa
Aos finais de semana e no feriado, você e sua família poderão desfrutar de um passeio muito especial! A equipe de educadores do Museu oferecerá visitas educativas em horários fixos, voltadas para todos os públicos. As visitas levarão os visitantes a conhecerem um pouco mais sobre a coleção de esculturas e o auditório, além das características da própria natureza do entorno. Nos demais dias o visitante pode solicitar o acompanhamento de um educador em qualquer horário de funcionamento dos equipamentos culturais.
Horários: terça a sexta-feira, às 10h00 e às 15h00; sábado e domingo, às 11h00 e às 15h00

De 1 a 31 de Janeiro de 2019
Roteiro Cultural: Campos do Jordão
Em parceria com o Museu Casa da Xilogravura, a ação consiste em jogos, enigmas e brincadeiras que interligam as instituições e incentivam o público a conhecer esses dois importantes espaços culturais do município. Depois de se divertir muito visitando os dois museus, sua família ainda ganha um certificado de participação! Imperdível! Pergunte a um de nossos educadores como participar!
Horário: das 09h00 às 18h00

De 1 a 31 de Janeiro de 2019
Ligue os Pontos: Meu Museu, Minhas Conexões!
Esta atividade deixará sua visita ainda mais divertida! Para participar, basta solicitar a orientação dos educadores e um mapa com a localização das esculturas no museu. Nele, o participante deverá apontar uma rota com as obras que mais gostou. Ao final, receberá um barbante colorido e reproduzirá a seleção alinhavando o seu “roteiro pessoal” em um painel coletivo. Participe e contribua para tornar nosso painel ainda mais especial!
Horário: das 09h00 às 18h00

De 1 a 31 de Janeiro de 2019
Exposição: Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro
A exposição apresenta uma reflexão sobre a importância da sensorialidade e acessibilidade para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Com uma visão diferente do habitual, retrata os personagens do folclore brasileiro, como o Saci, com corpos diferentes. Assim instigando a curiosidade dos visitantes e incentivar a exploração das possibilidades e percepções do corpo.
Horário: das 09h às 18h00

Férias no Museu

3 de Janeiro de 2019
Ensaio Aberto do Musical História de uma Alma – Santa Teresinha
O Ensaio Aberto do musical História de uma Alma – Santa Teresinha oferece ao público a oportunidade de vivenciar as técnicas de interpretação e preparo da “Companhia Um Ato”, que em comemoração aos 90 anos da Paróquia Santa Teresinha, de Campos do Jordão, encena momentos da vida da santa com base em seus escritos autobiográficos.
Horário: das 14h00 às 17h00

4, 11, 18 e 25 de Janeiro de 2019
Apresentação DJ Matt Sander
Durante as férias de verão o Museu e Auditório receberão no foyer o produtor jordanense DJ Matt Sander com suas mixagens de música clássica com eletrônica! Que tal apreciar a música erudita de uma maneira inusitada? Traga sua família!
Horário: sextas-feiras, das 16h00 às 17h00

5 de Janeiro de 2019
Oficina de Ikebana
A oficina de Ikebana Sanguetsu, difundida pela Fundação Mokiti Okada, será coordenada por Vera Trassi, representante do Núcleo da Igreja Messiânica Mundial do Brasil em Campos do Jordão. A palavra Ikebana, de origem japonesa, denomina a arte de arranjos com flores, ramos e galhos naturais a partir de símbolos preestabelecidos. O estilo Sanguetsu reverencia a Grande Natureza, tendo como princípio básico a verdade, o bem e o belo, no intuito de contribuir para a formação das pessoas para um mundo melhor.
Horário: às 11h00
Vagas: limite de 20 pessoas

5 de Janeiro de 2019
Folia de Reis Luz de Belém
A Folia de Reis Luz de Belém, de São Bento do Sapucaí-SP, foi organizada pelo artista Fábio Miguel e moradores do município, em 2015. Desde então, de 24 de dezembro a 6 de janeiro, caminha pelas ruas da cidade entoando louvores ao Menino Deus, visitando casas e presépios, com música, danças e cantorias. A Folia de reis, ou Reisado, é uma manifestação religiosa popular comemorada no dia de Santos Reis, 6 de janeiro, e representa a passagem dos Reis Magos Baltazar, Belchior e Gaspar, em visita ao Menino Jesus.
Horário: às 15h00

5 de Janeiro de 2019
Orquestra Sétima Trombeta
A Orquestra Sétima Trombeta, também conhecida como Orquestra AD Campos do Jordão, é formada por membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, de Campos do Jordão, conduzida pelo Pastor Hailton Duque do Nascimento (Pr. Nino). A Orquestra, antes marcial, foi iniciada pelo Pr. Sizenando Martins há aproximadamente 50 anos. Atualmente é regida pelos Maestros Boaz Albrecht Urbano e Welinton Schimaland e conta novos métodos de ensino e de aperfeiçoamento musical.
Horário: às 20h00
Entrada: gratuita

6 de Janeiro de 2019
Ziriguidum na Folia
Ziriguidum na Folia é inspirado nas tradições das Folias de Reis, na convivência com foliões, palhaços e marungos do interior do Estado de São Paulo. O grupo recria esse rito de fé e esperança, baseado na história dos Reis Magos, contada por Lydia Hortélio, celebrando com o público o nascimento do menino do amor, com muita música, versos, brincadeiras e folias! O Grupo Ziriguidum formou-se em junho de 2015, na cidade de Pindamonhangaba/SP, com a união de duas artistas e educadoras, Fabiana Fonseca e Marília Maia, que já desenvolviam individualmente trabalhos ligados a Cultura da Infância e a Contação de Histórias com a finalidade de promover o desenvolvimento humano por meio da Arte, da Cultura e da Educação. Abre a roda que as histórias vão girar, o palhaço vai brincar e nosso corpo vai cirandar!
Horário: às 11h00
Entrada: gratuita

6 de Janeiro de 2019
Encontro de Curimba e Tambores
O Encontro de Curimba e Tambores apresenta o conjunto de músicos que cantam e tocam atabaques e agogôs, louvando ancestrais e suas divindades. A apresentação será realizada pelo Templo Escola de Umbanda Cabloco Flecha Dourada, de Campos do Jordão.
Horário: às 14h00
Entrada: gratuita

6 de Janeiro de 2019
Musical História de uma Alma: Santa Teresinha
O Musical História de uma Alma – Santa Teresinha é baseado na “História de uma Alma – Escritos Autobibliográficos”, em que Santa Teresinha relata sua vivência religiosa. A peça é uma produção da Companhia Um Ato em comemoração aos 90 anos da Paróquia Santa Teresinha, de Campos do Jordão, com texto, músicas e arranjos de Iago Nogueira.
Entrada: gratuita

8, 15, 22 e 29 de Janeiro de 2019
Preservação do Patrimônio
Nesta ação, os participantes farão uma visita educativa para conhecer as etapas importantes da criação e manutenção das esculturas da artista Felícia Leirner, descobrindo os desafios enfrentados no dia a dia para mantê-las em perfeito estado de conservação. A atividade será conduzida por Pietra Cesário, responsável pelo cuidado diário com as obras do acervo. Uma ação para toda a família!
Horário: às 10h30 e às 13h30

8, 15, 22 e 29 de Janeiro de 2019
Tabuleiro da Felícia
Jogo de percurso em tamanho real com perguntas, enigmas e desafios sobre a vida e obra da artista Felícia Leirner.
Horário: terça-feira, às 11h00

8, 15, 22 e 29 de Janeiro de 2019
Moldando Expressões
Inspirados pelo acervo da escultora Felícia Leirner, os visitantes serão conduzidos para conhecer obras e as técnicas por ela utilizadas. Em seguida, serão convidados a criarem suas próprias esculturas, expressando seus sentimentos e emoções.
Horário: terça-feira, às 16h00

9, 16, 23 e 30 de Janeiro de 2019
Tabuleiro Claudio Santoro
Jogo de percurso em tamanho real, com perguntas, enigmas e desafios sobre a vida e obra do maestro Claudio Santoro.
Horário: quarta-feira, às 11h00

9, 16, 23 e 30 de Janeiro de 2019
Descobrindo uma Orquestra
Você sabe o que é uma orquestra? Consegue reconhecer os sons de instrumentos que estão sendo tocados, e o que compõe uma orquestra? Nessa ação, o público irá descobrir quais elementos são fundamentais para compor uma orquestra e conhecer os sons dos mais variados instrumentos desse estilo musical.
Horário: quarta-feira, às 16h00

10, 17, 24 e 31 de Janeiro de 2019
Tabuleiro Meio Ambiente
Jogo de percurso em tamanho real com perguntas, enigmas e desafios sobre a vida e obra do maestro Claudio Santoro.
Horário: quinta-feira, às 11h00

10, 17, 24 e 31 de Janeiro de 2019
Natureza Sensorial
Toda quinta-feira, o público poderá conhecer nosso meio ambiente de uma maneira sensorial. Uma caminhada pelo jardim do Museu Felícia Leirner com estímulos sonoros, táteis e visuais levará o visitante a se surpreender e se sensibilizar com a natureza local.
Horário: quinta-feira, às 16h00

11, 18 e 25 de Janeiro de 2019
Jogos de Mesa
Serão disponibilizados jogos de mesa como: damas, jogo da memória, quebra-cabeça, caça-palavras, labirinto e desenhos para colorir ligados ao meio ambiente, música e artes visuais, principais temas do local.
Horário: sexta-feira, às 11h00

12 de Janeiro de 2019
Oficina Faça as Pazes com Seus Monstros
A oficina Faça as Pazes com Seus Monstros, conduzida pela psicanalista Nayara Flôr, convida os participantes a confeccionar seus próprios monstros internos que causam medos e bloqueios. Por meio de tecidos, linha, cores e imaginação surgirão as formas e as histórias dos monstros. A atividade é para todas as idades e tem a proposta de estimular a criatividade e autoconhecimento.
Horário: às 10h00 e às 14h00
Vagas: limite de 15 pessoas

12 de Janeiro de 2019
Raul de Sá Trio
Raul de Sá Trio apresenta um repertório composto por músicas autorais e de temas consagrados, com abordagem instrumental, transitando entre o choro, o samba, o baião e o jazz. O trio de São José dos Campos-SP é formado por Raul de Sá (piano), Henrique Macedo (baixo) e Elias Pontes (bateria).
Horário: às 20h00
Ingresso: R$5,00

13 de Janeiro de 2019
Histórias para Adoçar Corações
O espetáculo História para Adoçar Corações, da Cia Griot, narra a história de como um viajante conheceu os preciosos saberes da nossa cultura ancestral e histórias transmitidas por seus mestres, destacando a indígena da mandioca e a africana do tambor africano. Em meio às canções e ritmos da cultura popular, as crianças são envolvidas no relato das histórias.
Horário: às 11h00
Entrada: Gratuita

19 de Janeiro de 2019
Oficina Brincadeiras Cantadas de Cá e de Lá
O educador Moringa, percussionista e professor, formado em licenciatura em música e pós-graduação na área de educação musical, chega ao Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro com a oficina Brincadeiras de Cá e de Lá, com o objetivo de preservar as canções tradicionais, orais e de raiz, buscando nossa identidade cultural. A oficina possibilita o convívio ordenado em grupo, o respeito ao outro, a espera da vez e a aprendizagem de movimentos coordenados, relacionando gestos a música; explora a escuta, o canto e a expressão corporal e o desenvolvimento de noções de ritmo aos participantes.
Horário: às 11h00 e às 15h00

19 de Janeiro de 2019
Quinteto Aralume
O Quinteto Aralume propõe a música brasileira fora dos cânones, “erudito” e “popular” em que reverberam os timbres da cultura popular na formação de um conjunto de música de câmara. O grupo foi formado em 2015 por Bruno Menegatti (rabeca), Enrique Menezes (flauta), Francisco Andrade (viola e violão), Ionan Daniel (violoncelo) e Thiago Moretti (violão), no intuito de realizar uma música instrumental brasileira em sintonia com a música armorial.
Horário: às 20h00

20 de Janeiro de 2019
Pequenas Notáveis – Contações de Histórias Frida Kahlo
A Companhia do Núcleo, da cidade de São Paulo, em seu projeto Pequenas Notáveis, apresenta de forma lúdica a vida da artista mexicana Frida Kahlo e o seu papel no feminismo e na identidade de gênero. A Companhia do Núcleo surge da união de duas companhias existentes há mais de oito anos na cidade de São Paulo, a Cínica Cia. de Teatro, que tem como um dos fundadores o ator e arte-educador André Medeiros Martins, e a Cia. Tricomática, criada pelo ator e músico Ronaldo Liano.
Horário: às 11h00
Entrada: gratuita

26 de Janeiro de 2019
Oficina Bichos Malucos
A ilustradora e designer gráfico Ana Starling, de Santo Antônio do Pinhal/SP, conduzirá a oficina Bichos Malucos. A partir de formas pré-selecionadas, recortes de revistas e de diversos materiais impressos, o participante construirá animais usando a técnica de colagem. A ideia é que o participante possa trabalhar a abstração, descolando imagens do seu significado original. Uma melancia cortada ao meio desenha a corcova de um dromedário, por exemplo. A observação, a criatividade e o humor serão ponto de partida para a invenção dos animais divertidos.
Horário: às 11h00 e às 15h00
Vagas: até 20 pessoas

26 de Janeiro de 2019
Carlos Navas Mostra Chico e Vinícius para Crianças
As Músicas que Chico Buarque e Vinicius de Moraes dedicaram às crianças são levadas ao palco pelo cantor Carlos Navas, acompanhado pelo violonista Paulo Miranda. O espetáculo Chico e Vinicius para Crianças apresenta arranjos com a leitura pessoal do intérprete e enfatiza o aspecto lúdico e interativo destas obras atemporais.
Horário: às 17h00

27 de Janeiro de 2019
Foliar: Heranças de Lá pro Povo de Cá
A Companhia Folclórica Baú de Folias, de São Bento do Sapucaí/SP, apresenta o espetáculo Foliar: Heranças de Lá pro Povo de Cá, no intuito de se fazer conhecer um Brasil diverso em cultura, dança e manifestações populares.
Horário: às 11h00
Entrada: gratuita

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Trazendo o tom intimista e acolhedor do seu show “Saudade é Amor”, a cantora Tiê – que c...