Distrito Turístico “Alto da Mantiqueira” pode se tornar realidade

A proposta traz a carta de anuência dos municípios, o resultado de consultas públicas realizadas nos três municípios

por: Redação ( 10 meses atrás ) - Atualizado: 26/06/2023 11:40
Tempo de Leitura: 2 minutos

Durante a Reunião da Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados, que aconteceu na abertura do Festival de Vinhos de Inverno, o secretário Roberto de Lucena recebeu formalmente a proposta elaborada pelo Grupo de Trabalho formado por lideranças da sociedade, empresários do turismo, prefeituras e secretarias municipais de Turismo das cidades que podem se tornar o distrito turístico “Alto da Mantiqueira”, são elas: São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão.

“O conceito do Distrito Turístico “Alto da Mantiqueira” é resultado de uma mobilização de mais de 18 meses dessas lideranças para desenvolver e identificar uma parte territorial que envolve os três municípios com clara vocação turística, e combinar investimentos privados, estaduais e municipais em prol de produtos turísticos na região”, explica Roberto de Lucena.

A proposta traz a carta de anuência dos municípios, o resultado de consultas públicas realizadas nos três municípios, um Plano Básico de Implementação e proposta para formação de Conselho Gestor. A partir de agora, a documento será analisada pela Comissão de Distritos Turísticos e, caso aprova, será recomendado ao Governador do estado de SP, Tarcísio de Freitas, a criação por Decreto, do “Distrito Turístico Alto da Mantiqueira”.

A inciativa está no âmbito das possibilidades da Lei dos Distritos Turísticos, a Lei Estadual 17.374, que possibilita a criação de Distrito Turístico em áreas territoriais com alto potencial para turismo nacional e internacional, uma vez cumpridos requisitos.

Na reunião da Câmara Setorial, o secretário Lucena esteve ao lado do secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, Antônio Junqueira. Durante o encontro, o principal assunto debatido foi o enoturismo, que é o turismo gastronômico voltado para conhecer e apreciar o universo dos vinhos, com passeios pelas regiões que se dedicam à produção vitivinícola.

“O evento mostra a força da viticultura de São Paulo e seu potencial para o turismo, em várias regiões do estado”, disse o secretário Lucena. A Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados é presidida atualmente por Célia Carbonari, que durante a reunião apresentou os trabalhos que estão sendo realizados no setor.

Também estiveram presentes, Gustavo Grisa, consultor InvestSP/Setur, o coordenador das Câmaras Setoriais, José Carlos Faria, o presidente da Câmara Temática de Lazer e Turismo Rural, Fábio Ferracini, a prefeita de São Bento do Sapucaí, Ana Catarina Martins Bonassi, e de Santo Antônio do Pinhal, Anderson José Mendonça (Parrão), além do secretário municipal de Turismo de Campos do Jordão, André Barbedo.

Vencedores do Concurso Maria Callas

Vencedores do Concurso Maria Callas

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Serie Orquestras Paulistas “Viola Enluarada”, Cia. Minaz

Serie Orquestras Paulistas “Viola Enluarada”, Cia. Minaz

O show “Viola Enluarada” da Cia. Minaz retorna a Campos do Jordão no dia 20 de abril, no...

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

A cidade mais charmosa do Brasil em 2024 chegará a está marca. 150 anos de muita históri...

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...