Turismo aposta em crescimento para 2005 em Vários Seguimentos

Pesquisa Ministério do Turismo/FGV também confirma números positivos do setor no último trimestre de 2004 Seis segmentos que integram o setor de turismo no país encerraram com otimismo o ano de 2004, confirmando previsões anteriores de crescimento. Empresários de operadoras, … Continua

por: Redação ( 20 anos atrás - quinta-feira dia 3 de março de 2005 ) - Atualizado: 03/03/2005 00:00

Pesquisa Ministério do Turismo/FGV também confirma números positivos

do setor no último trimestre de 2004

Seis segmentos que integram o setor de turismo no país encerraram com otimismo o ano de 2004, confirmando previsões anteriores de crescimento. Empresários de operadoras, agências, hotelaria, restaurantes, eventos e turismo receptivo (passeios turísticos) também apostam em expansão no primeiro semestre deste ano. É o que revela a quinta edição do Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, uma pesquisa do Ministério do Turismo/Embratur, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Boletim de Desempenho Econômico do Turismo é uma publicação trimestral sobre as expectativas e realizações do setor. Nesta edição foram ouvidas 911 empresas dos seis segmentos em 25 estados e no Distrito Federal, entre os dias 6 de janeiro a 4 de fevereiro deste ano. As informações refletem os negócios dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2004. Neste período, as empresas pesquisadas movimentaram R$ 571 milhões, indicando um faturamento anual de cerca de R$ 2,3 bilhões. E encerraram o ano com 32.503 postos de trabalho.

Crescimento - De acordo com a pesquisa, 79% dos empresários entrevistados no setor de operadoras acreditam que haverá um crescimento médio de 21% nas vendas do primeiro semestre de 2005. E 99% acham que vão faturar, neste ano, mais do que em 2004.

Outro segmento otimista é o de agências de viagens. Para 56% dos pesquisados, haverá um aumento de 19% nas vendas dos primeiros seis meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2004. Mas um percentual ainda maior (73%) tem expectativa de aumentar o faturamento em 2005.

No segmento de turismo receptivo é bastante significativo o índice dos que acreditam em crescimento em 2005. Dos pesquisados, 97% esperam um aumento médio de 9% no primeiro semestre e 90% acreditam num faturamento maior do que o de 2004.

Os empresários de restaurantes também têm expectativas positivas: 74% esperam aumentar o faturamento e 59% estimam um crescimento médio de 15,7% nos negócios do primeiro semestre.

O segmento de hotelaria estima em 14% o índice médio de crescimento nos primeiros meses de 2005, de acordo com 69% dos empresários consultados. Pelo segundo semestre consecutivo, esse segmento do turismo registrou aumento no total de quartos vendidos, de acordo com 71% dos entrevistados.

Os organizadores de eventos acreditam (40% dos pesquisados) que haverá um incremento de 16% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2004. E 84% deles esperam aumentar o faturamento em 2005.

Trabalho - Os empresários do turismo foram perguntados se contrataram funcionários. Cinco dos seis segmentos responderam que houve aumento no total de postos de trabalho. Apenas o setor de eventos manteve-se estável no nível de emprego, nos últimos três meses do ano passado.

Os restaurantes, que haviam registrado um trimestre de redução de empregos, voltou a contratar: 41% dos entrevistados confirmaram ampliação do nível de emprego, contra 10% no mesmo período de 2003.

No turismo receptivo, 40% aumentaram o quadro de pessoal. Mais ainda: 85% esperam aumentar postos de trabalho no primeiro trimestre deste ano.

Vendas - No quarto trimestre de 2004 foram confirmadas as expansões de vendas nas agências de viagens para 67% do mercado consultado. E para as operadoras de turismo, o otimismo é semelhante, como indica o saldo de respostas (diferença entre as observações de aumento e de queda das vendas) de 44%. Os negócios estão em expansão para 77% do mercado. É importante observar que, no começo de outubro de 2004, apenas 59% acreditavam nesse crescimento. No turismo receptivo, 87% indicaram expansão nas vendas.

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira II

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira II

RODOLFO GIUGLIANI, barítono ANTONIO LUIZ BARKER, piano ​No programa canções clássicas na...

Toriba Musical – Canções e Árias de Óperas I

Toriba Musical – Canções e Árias de Óperas I

KAREN STEPHANIE, soprano ANTONIO LUIZ BARKER, piano No programa, canções e árias de óper...

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira III

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira III

RODOLFO GIUGLIANI, barítono ANTONIO LUIZ BARKER, piano ​No programa canções clássicas na...

Toriba Musical – Canções e Árias de Óperas II

Toriba Musical – Canções e Árias de Óperas II

GABRIELLA ROSSI, soprano LUCAS VANZELLI, tenor ANTONIO LUIZ BARKER, piano No programa, c...

Festa do Pinhão 01

Festa do Pinhão 01

Um Novo Tempo para Campos do Jordão na Festa do Pinhão! A tradicional Festa do Pinhão es...

Festa do Pinhão 02

Festa do Pinhão 02

Um Novo Tempo para Campos do Jordão na Festa do Pinhão! A tradicional Festa do Pinhão es...