Visitante poderá trocar livros e revistas em estande do evento
Segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, elaborada pela Câmara Brasileira de Letras, o número de leitores no país é considerado alarmante. Cerca de 26 milhões de pessoas no Brasil são leitores ativos. Para se ter uma idéia, apenas um terço da população adulta alfabetizada aprecia ler.
A escolaridade é considerada o principal fator para o maior ou menor distanciamento da leitura de livros. Pelo menos 61% dos brasileiros adultos alfabetizados têm pouco ou nenhum contato com obras literárias. Além disso, 89% dos municípios brasileiros não possuem sequer uma livraria e só uma pequena parte dispõe de biblioteca municipal.
Apesar do quadro aparentemente desanimador, ações são desenvolvidas para incentivar a leitura como opção de lazer. É o caso dos eventos organizados pelo Centro Universitário Senac - Campus Campos do Jordão. A unidade vai promover mais uma edição da Feira de Livros e espera trazer novidades do mercado editorial, além de possibilitar a aquisição de livros e revistas a preços mais acessíveis.
Junto a essa edição, haverá também a Feira Itinerante de Troca de Livros, uma oportunidade para que as pessoas selecionem seus materiais já utilizados e os troquem por produtos oferecidos na feira, para ter acesso a novas informações.
Segundo a bibliotecária do campus, Tânia Maria Sanvezzo Cardin, a feira itinerante será uma opção cultural a mais para a comunidade local e também para os turistas que freqüentam a cidade. "Os visitantes poderão renovar seu acervo trocando seus livros por outros e, dessa forma, montar sua própria biblioteca", esclarece.
Estarão à disposição do público obras preferencialmente de literatura, revistas em quadrinhos e científicas e fitas VHS. A expectativa é receber mais de mil pessoas durante os cinco dias da feira. Além disso, também foram convidados os alunos de ensino médio de escolas públicas e privadas.
O evento é gratuito e aberto ao público. Será realizado de8
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3668-3001.