No início da tarde desta quinta, 11 de março, o governador do Estado de São Paulo, João Doria, reuniu a imprensa para divulgar novas medidas de combate à Covid-19.
Conforme informado pelo Governador, desde março do ano passado sua missão tem sido preservar vidas, e que está triste em anunciar as novas medidas.
Doria anunciou a chamada Fase Emergencial, que terá início dia 15 de março, com previsão para acontecer até dia 30 de março de 2021.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
Nesta fase, fica proibida a retirada de produtos (take away) de todos os setores. Lojas de materiais de construção não devem funcionar, assim como celebrações religiosas coletivas e atividades esportivas coletivas.
Também não será autorizada a entrega de alimentos e produtos ao cliente no estabelecimento comercial.
O teletrabalho deve ser obrigatório para todas atividades administrativas não essenciais.
Toque de recolher e proibições de circulação
O Toque de recolher deverá acontecer entre 20h e 5h neste período.
Na fase Emergencial, também está proibido em todo Estado de São Paulo, o uso de praias e parques. Além de ser proibido qualquer tipo de aglomeração em todos espaços.
O uso de máscara deve ser realizado tanto em ambientes externos como internos
Aumento de casos
Segundo informou o secretário de saúde Jean Gorinchteyn, vários hospitais estão com 100% da taxa de ocupação. Em todo Estado 87,6% dos leitos de UTI estão ocupados. Gorinchteyn disse ainda que a população mais jovem está comprometida com a variação do vírus Covid-19.
Durante a manhã, em vídeo publicado nas redes sociais, Dória afirmou que foi eleito para governar o Estado para os cidadãos e não para ele mesmo. E que tomará as medidas necessárias, mesmo que custe sua popularidade.