
Contrariando a meteorologia, não teve tempo ruim durante a realização do Brinka Campos, a maior festa do Dia das Crianças de Campos do Jordão. Chuva, mesmo, só de sorrisos da criançada que passou uma tarde inteira se divertindo. Segundo o Fundo Social de Solidariedade, responsável pelo evento, cerca de seis mil pessoas participaram das atividades no Estádio Benedito Vaz Dias e no Centro de Eventos André Franco Montoro, em Vila Abernéssia.
“Quando pensei em criar o evento, muita gente duvidou, disse que não daria certo, mas o resultado superou as expectativas! Este ano conseguimos 10 mil brinquedos, foi maravilhoso”, comemorou Alessandra Cristina de Oliveira, primeira-dama e presidente do FSS.
O evento
Os olhinhos das crianças brilhavam diante de tantas atrações. Teve cama elástica, piscina de bolinha, mesas de pingue-pongue, chute a gol e até circuito de arvorismo com cerca de 50 m de aventura. “Começamos com o bondinho aéreo, depois as crianças devidamente protegidas com equipamentos de segurança caminham por duas passarelas suspensas até concluir o circuito”, explicou Ane Guerra, da empresa Altus turismo ecológico.

A Secretaria de Turismo trouxe os óculos em 3D usados para divulgar Campos do Jordão em feiras e congressos. Com eles, as crianças puderam conhecer os pontos turísticos da estância como se realmente estivessem lá. O Centro Integrado de Recursos Pedagógicos Especiais (CIREPE) montaram um circuito PCD, e o Centro Gui Martini apresentou sua garrafa sensorial. “As crianças decoram a garrafinha com purpurina, lantejoulas e depois colocam água despertando a atenção, a criatividade e a interação com outras crianças”, afirmou a coordenadora Fernanda Marcondes Destro.
Ações educativas
A Secretaria de Meio Ambiente e a empresa Terra Campos Ambiental montaram um estande sobre consciência ecológica. Os monitores mostraram a importância do descarte correto do lixo e também da reciclagem. Já a Secretaria de Saúde convocou super-heróis para conscientizar sobre saúde bucal, alimentação saudável e prática de exercícios físicos.
As crianças aprenderam a identificar verduras, legumes, carboidratos, proteínas e grãos, também fizeram atividades de coordenação motora e tiveram noções de escovação com dentistas. No final, ganharam um kit com escova, fio dental e pasta de dente.
Estádio virou parque de diversões

No Estádio Benedito Vaz Dias, os brinquedos infláveis fizeram sucesso. No escorregador e no tobogã, a criançada brincou por horas seguidas. Mas o que fez sucesso mesmo foi o futebol de sabão. Tão difícil quanto fazer o gol era se manter em pé. Enrico, de seis anos, adorou! “Foi muito legal tomar banho de espuma, é muito liso, eu caí toda hora”, disse. “Com esse sol, meu sobrinho adorou! Tudo está sendo muito bacana e dá muita vontade de entrar no futebol de espuma também”, revelou Caroline Balsante, tia de Enrico.
Futebol, vôlei, judô, Taekwondo, Jiu-Jitsu e circuito de bike serviram de estímulo para a prática de esportes. Os apaixonados por games também não foram esquecidos e tiveram um espaço exclusivo para jogos eletrônicos. No final, ainda concorreram a um PlayStation 4 novinho em folha. Anthony Henrico foi o sorteado. “Meu filho está lá jogando, então eu vim pegar pra ele o videogame”, disse Laura de Lima, mãe do ganhador.
Também foram sorteados kits gamers, três bicicletas e quatro passaportes para o Tarundu. Já na feirinha de adoção promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses, os sortudos foram os 13 filhotes de cães que ganharam um novo lar.

Na saída, todas as crianças ganharam brinquedos e milhares ainda sobraram para o Natal. “Fico muito feliz e só tenho que parabelizar o Fundo Social, a primeira-dama Alessandra e todos os mais de 300 voltuntários que fizeram acontecer essa linda festa do Dia das Crianças”, ressaltou o prefeito Carlos Eduardo “Caê”.
Ano que vem tem mais!