Vila Abernéssia

Um pouco da História

Com a chegada dos trilhos, às suas margens foram nascendo casas e construções, que acabaram se transformando num povoado – a Vila Nova, em contraposição à Vila Velha, como se chamava à época a Vila Jaguaribe.

O engenheiro escocês Robert John Reid, que havia sido nomeado agrimensor na ação judicial da divisão da Fazenda Natal, no foro de São Bento do Sapucaí, recebeu em pagamento, uma vasta área de terras, que, segundo ele, não valiam um patacão.

Fixou-se em Vila Nova, na chácara Abernéssia, denominação arbitrária onde ele extraiu Aber do Condado de Aberdeen, Ness da cidade de origem, Inverness e ia, sufixo de Escócia, seu país de origem.

O dr. Robert Reid promoveu uma série de doações a particulares, entidades e aos poderes públicos. Foi Juiz de Paz, político do P. R. P. e lutou muito para que as linhas e fios da E. F. C. J. não fossem vendidos a Light, durante a crise financeira que Ribas e Godinho enfrentaram.

Forneceu energia elétrica e água para os moradores de Vila Nova. Em reconhecimento à sua ação política, as autoridades deram à Vila Nova a denominação de Vila Abernéssia.

Nos dias atuais

A Vila Abernéssia é um movimentado centro comercial localizado bem no centro de Campos do Jordão a meio caminho entre o Portal e Capivari. Em Abernéssia encontra-se o Mercado Municipal, o Ginásio Esportivo, a Igreja de Santa Terezinha, Espaço Cultural Dr. Além, Agências Bancárias, Correio e Fórum Municipal. De lá se pode pegar a estrada que leva até o Palácio Boa Vista e ao Auditório Cláudio Santoro.