Circuito Mantiqueira divulga Catálogo em eventos nacionais e regionais

O catálogo de aproximadamente 100 páginas , distribuído gratuitamente aos agentes de viagens e operadoras, deixa claro o potencial turístico da região, trazendo informações sobre as opções oferecidas.

por: Redação ( 15 anos atrás - sexta-feira dia 21 de agosto de 2009 ) - Atualizado: 21/08/2009 18:50
Tempo de Leitura: 3 minutos

Catálogo Circuito MantiqueiraUma extensa agenda de eventos para a divulgação do catálogo turístico do Circuito Mantiqueira, foi anunciada pelo Campos do Jordão e Região e Convention & Visitors Bureau, visando o fomento do novo destino turístico englobando sete municípios do interior do Estado de São Paulo, que em comum apresentam forte vocação para o turismo, especialmente negócios, ecoturismo, lazer e aventura.

São eles Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier (distrito de São José dos Campos). O projeto Circuito Mantiqueira desenvolvido pelo Sebrae-SP, Campos do Jordão e Região Convention e Visitors Bureau (CJRC&VB), patrocinado pela Fundação Lia Maria Aguiar, em breve emplacará nova fase. “Estamos finalizando a estruturação do Projeto 2, para em seguida darmos início as ações previstas para esta nova fase, que buscará a consolidação total do destino que tem tudo para se tornar uma referência em nosso país, considerando que a região reúne todas as condições para o desenvolvimento sustentável e exploração de diferentes segmentos do turismo”, informa a gerente executiva do CJRC&VB, Roselaine Dantas.

O catálogo de aproximadamente 100 páginas , distribuído gratuitamente aos agentes de viagens e operadoras, deixa claro o potencial turístico da região, trazendo informações sobre as opções oferecidas por cada município, com roteiro de entretenimento e gastronomia, contemplando atrativos turísticos formatados, meios de hospedagem, calendário de eventos típicos e culturais, mapas e imagens.

O catálogo apresenta sugestões de roteiros, que variam de 1 a 22 dias, com informações detalhadas que facilitam a estada do turista na região. “O projeto visa agregar mais valores ao potencial da região, respeitando a vocação de cada município e somando forças”, ressalta Hans Otto Taube, presidente do CJRC&VB, órgão gestor do projeto.

As ações executivas para a criação e fomento do Circuito Mantiqueira tiveram início há 2 anos e exigiram do CJRC&VB, do Sebrae-SP, das Prefeituras Municipais e da Fundação Lia Maria Aguiar, recursos da ordem de R$ 1.400 milhões, que foram direcionados a ações dos 6 focos estratégicos priorizados no projeto, ou seja, a Formatação de Produtos Turísticos, Culturais e Artesanais; Sensibilização e Envolvimento da Comunidade; Estrutura de Recepção ao Turista, Capacitação Técnica e Gerencial, Marketing & Comercialização e Gestão e Qualidade da Atividade Turística. “Com isso nós pudemos formatar 22 dias de roteiros alternativos e oferecer capacitação em gestão e operação técnica, a fim de fomentar o turismo nas cidades que compõem o Circuito”, frisa Taube.

Para a segunda fase, além da participação em diferentes eventos do setor turístico, o projeto prevê novas ações em qualificação profissional e sensibilização do empresariado e comunidades dos respectivos municípios. “De imediato pretendemos realizar um evento em cada cidade do Circuito visando dar um feedback aos empreendedores atendidos pelo Projeto em cada localidade”, acrescenta Roselaine Dantas.Os eventos regionais já foram realizados nas cidades de  Piquete, 31/07  e Monteiro Lobato, em 13/08 , e os próximos acontecerão ainda neste mês de agosto e em setembro.

Além das ações locais já está garantida também a participação do Circuito Mantiqueira em grandes feiras. Roselaine informa que  já está confirmada a participação na FEIRATURR  a realizar-se de 21 a 23 de agosto no Parque da Água Branca, na capital paulista, junto ao Stand da SELT (Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo). Ainda neste mês de agosto, nos dias 28 e 29, a executiva também confirma participação do Circuito na AVIRRP, mais uma vez através do Stand da SELT.

De acordo com Roselaine, antes da implementação do Circuito Mantiqueira, algumas cidades da região, já se destacavam como destinos turísticos, com vários produtos formatados e eventos programados ao longo do ano, mas as entidades parceiras traçaram uma meta ousada de aumentar em 10% o fluxo de turistas e prolongar a permanência destes na região, de três para cinco dias. E o desafio colocado foi cumprido em menos de um ano de implemento do projeto. Outra grande conquista, desta primeira etapa, foi o reconhecimento pelo Ministério do Turismo que incluiu o novo Destino no projeto de Roteirização do Turismo, inserindo-o na Macroregião Sudeste, a qual representa hoje no cenário nacional, 67% do emissivo e 52% do receptivo turístico.

Próximos  Eventos Regionais:

1) Campos do Jordão –
Data: 25/08/2009
Local: Grande Hotel Campos do Jordão
Horário: 19horas

2) Pindamonhangaba –
Data: 18/08/2009
Local: Colonial Plaza Hotel
Horário: 19horas

3) Santo Antônio do Pinhal
Data: dia 26 de agosto
Local: Câmara Municipal
Horário: às 19:00 hs

4) São Bento do Sapucaí –
Data: 21 de agosto
Local: Casa da Cultura Prof. Miguel Reale
Horário: 16

5) São Francisco Xavier (SJC) –
Data: 10/09/2009
Local: Pousada Muriqui
Horário: 19hs

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Trazendo o tom intimista e acolhedor do seu show “Saudade é Amor”, a cantora Tiê – que c...