Campos do Jordão, 15 de dezembro de 2018.

jan
18
2018

Campos do Jordão inicia elaboração de Plano Diretor de Turismo

por: - Atualizado: 19/01/2018 11:08

Como será o turismo em Campos do Jordão nos próximos 10 anos?

Esta pergunta deverá ser respondida em breve, quando a cidade tiver criado seu Plano Diretor de Turismo.

O planejamento já está em execução e trata-se de um esforço conjunto entre poder público e iniciativa privada, que pretende traçar os objetivos comuns entre as partes.

O trabalho deverá mostrar ainda um norte para as ações do poder público, possibilitando o desenvolvimento da atividade turística no município.

O Plano Diretor também é uma exigência para que a cidade mantenha o título Estância Turística ou Município, e assim receba recursos do governo do Estado para investimento neste setor.

Quem explica o funcionamento e processo de criação do Plano é Dener Fonseca, responsável técnico da Agência Brasileira de Engenharia Turística.

Na fase inicial, o Conselho Municipal de Turismo irá constituir uma comissão, que atuará na elaboração do Plano.

Neste momento, a cidade está na fase de criação de um inventário da oferta turística, onde está realizando o levantamento dos atrativos e da estrutura que são oferecidos aos visitantes. Estas informações são coletadas junto ao poder público e às empresas.

Em seguida é feito um estudo para levantar a demanda de turismo que existe. Onde é mensurado o perfil do visitante do município, coletando informações e utilizando dados da Secretaria de Turismo e de empresas e associações do setor.

Com todas as informações em mãos será criado um diagnóstico, que mostrará a situação atual do turismo em Campos do Jordão. Acrescentando uma percepção empírica da cidade, obtém-se como resultado as questões que devem ser solucionadas.

O estudo vai possibilitar uma visão do futuro para descobrir onde a cidade quer chegar.

O Plano Diretor de Turismo deverá ser criado a partir deste trabalho e será baseado nos princípios da sustentabilidade socioeconômica, cultural, ambiental e político-institucional. Sendo capaz de nortear todo o processo de desenvolvimento do turismo no município.

A próxima fase então será a elaboração dos programas, projetos e atividades, que irão demonstrar as ações necessárias para o cumprimento dos objetivos traçados no Plano.

Ao final do projeto, a proposta do Plano Diretor de Turismo seguirá para aprovação do Conselho Municipal de Turismo. E depois será enviada ao Executivo Municipal e encaminhado para a Câmara dos Vereadores.

Segundo a Secretária de Turismo Glória Alvarez Bravin, o Plano será uma grande conquista para o futuro de Campos:

“O Plano Diretor de Turismo será um grande marco para o turismo de nossa cidade, ele irá nortear as ações e políticas públicas de turismo para os próximos 20 anos, tornando nossa cidade cada vez mais preparada e atrativa para nossos visitantes e também nossos munícipes”.

Quem quiser acompanhar o desenvolvimento do Plano poderá acessar o site do projeto:
www.abet.tur.br/plano-diretor-de-turismo-campos-do-jordao-sp/

Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321