Casa da Xilogravura em Campos tem Fachada Tombada pelo Patrimônio Histórico

Na manhã da última quinta-feira, 28 de Março, a Casa da Xilogravura em Campos do Jordão recebeu uma honrada homenagem. O espaço teve sua fachada tombada pelo Patrimônio Histórico Cultural.A solenidade contou com a presença do Professor Antonio Costella, do … Continua

por: Redação ( 5 anos atrás - segunda-feira dia 1 de abril de 2019 ) - Atualizado: 01/04/2019 19:55
Tempo de Leitura: 2 minutos

Na manhã da última quinta-feira, 28 de Março, a Casa da Xilogravura em Campos do Jordão recebeu uma honrada homenagem.

O espaço teve sua fachada tombada pelo Patrimônio Histórico Cultural.A solenidade contou com a presença do Professor Antonio Costella, do Prefeito Fred Guidoni e do Secretário Municipal de Cultura Benílson Toniolo.

Segundo o secretário, a prefeitura propôs que o tombamento pudesse incluir somente a fachada do prédio, pois isso não impede que o museu continue se expandindo e ganhando novos ambientes. Porém a fachada irá manter-se inalterada.

“Neste ato que fizemos hoje, com a presença do Prefeito Fred, nós garantimos e preservamos que a fachada de Floriano Rodrigues Pinheiro será para sempre preservada. Não se pode mexer mais nesta fachada”. Afirma Benilson.

Ouça a entrevista: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 em Campos do Jordão, a Casa da Xilogravura é o primeiro museu de xilogravuras do Brasil e possui um riquíssimo acervo de obras nacionais e internacionais.

Incluindo diversas peças que contam a história da xilogravura, bem como sua evolução e importância para a humanidade. O que inclui sua prática como ferramenta de multiplicação da informação e sua utilização como expressão artística.Em seu discurso, o Professor Antonio Costella, lembrou-se de quando era criança, passou pela primeira vez em frente ao prédio, e ficou olhando aquela fachada. Passados muitos anos, hoje o prédio recebeu esta homenagem para a história e cultura da cidade. Fazendo uma análise de todo este tempo ele disse:

“Passeou muito rápido. Ninguém me avisou que a gente envelhecia tão rápido. Mas enfim foi muito bom. Acho que a vida vale a pena. E que afinal de contas nada melhor na vida do que fazer aquilo que se gosta. E como o museu é resultado de uma paixão, daquilo que sempre gostei de fazer: Foi uma festa. Fico muito contente.”

Sobre o tombamento da Casa da Xilogravura, o professor falou que o museu vai muito além da vida dele e de sua esposa, que fundaram o espaço”

“O museu é algo que quer viver e que quer viver longamente. O museu é uma coisa que se pensa em termos de séculos. Então vai muito além da vida de uma pessoa, da minha e da minha mulher. Então na medida em que o museu vai passar pra USP para que justamente ele perdure e continue prestar o serviço dele, é muito importante que sempre haver uma preocupação como passado, com a preservação deste passado. E este ato de tombamento da fachada é um ato que mostra essa preocupação com preservação da história do passado. Quer dizer, é algo que se emana a nossa preocupação central que e a perpetuação do museu.

Ouça a entrevista: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

Histórico do prédio que abriga a casa da Xilogravura

Em 1928 o prédio foi construído por Floriano Rodrigues Pinheiro. O espaço abrigou o Hotel Belo, primeiro hotel de Campos do Jordão. O local também sediou o Mosteiro das Irmãs Beneditinas. Em 1978 o Professor Costela adquiri a casa e funda a Editora Mantiqueira. Em 1987 o Professor leva seu acervo de obras para local e dá início ao Museu Casa da Xilogravura.

Veja mais sobre a Casa da Xilogravura em Campos do Jordão

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Trazendo o tom intimista e acolhedor do seu show “Saudade é Amor”, a cantora Tiê – que c...