Campos do Jordão, 23 de outubro de 2019.

jun
10
2019

Festival de Inverno de Campos do Jordão completa 50 anos com Música Clássica e Popular

por: - Atualizado: 14/06/2019 09:16

A música clássica e a popular têm encontro marcado nas montanhas da serra paulista.

O Festival de Inverno de Campos do Jordão completa 50 anos e vai oferecer uma edição comemorativa com conceito renovado.

O anúncio foi realizado no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo na última sexta, onde o Governador João Dória Jr., o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão e o Prefeito de Campos, Fred Guidoni, receberam a imprensa.

Além das orquestras e grupos de câmara, a edição especial ganha destaque com apresentações de grandes nomes da MPB, que irão se tocar ao lado da Orquestra Jazz Sinfônica em apresentações gratuitas na Praça.

Entre os artistas populares estão Carlinhos Brown, Fafá de Belém, Toquinho, Lenine e Diogo Nogueira.

“Este será o Festival com a maior participação de investimento privado em 50 anos, o que significa que reduzimos o investimento público e aumentamos o investimento privado, proporcionalmente. E é a edição com o maior orçamento definido para música, conservatório, estrutura, logística e operação em toda sua história”. Afirma o Governador João Dória.

Nesta nova fase do Festival de Inverno, o evento será ampliado e haverá uma integração da música erudita com a contemporânea em um número recorde de apresentações.

“Trata-se de um novo conceito e uma nova experiência para o público. Estamos prevendo mais de 150 apresentações e público recorde de mais de 100 mil pessoas”. Comemora Sérgio Sá Leitão, Secretário responsável.

Para o Diretor Artístico do Festival de Inverno Arthur Nestrovski, o evento vai preservar suas características relacionada a música erudita.

“O festival preserva o tanto de bom que já tinha e acrescenta algumas coisas novas. Ele continua sendo a principal galeria do melhor que se faz de música clássica no Brasil. A gente recebe as maiores orquestras brasileiras, a começar, modéstia parte, pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a própia Orquestra do Festival, a Orquestra Sinfônica Municipal, vamos receber a Filarmônica de Goiás, vamos receber a Sinfônica de Campinas, quartetos, quintetos, solistas. Vamos receber os três maiores pianistas brasileiros do último meio século, por consenso, Nelson Freire, Arnaldo Cohen, Jean-Louis Steuerman”. Explica Arthur Nestrovski.

Palcos do Festival de Inverno

As apresentações acontecem entre os dias 29 de Junho a 28 de Julho e tem com palco: Praça do Capivari, Auditório Cláudio Santoro, Palácio Boa Vista, Espaço Cultural Dr. Além, Igreja Santa Terezinha, Hotel Toriba. Além de concertos que serão realizados na Sala São Paulo na capital.

Bolsistas do Festival

Com investimento total de 6 milhões de Reais, o Festival continua com sua característica pedagógica, reunindo 199 bolsistas de diversas locais do Brasil e do mundo, que irão apreender e conviver com professores e artistas que se apresentam no evento. Os bolsistas também irão se integrar grupos como a Orquestra do Festival, Camerata do Festival e o Grupo de Música Antiga do Festival, que fazem parte da programação de concertos. O aluno de destaque ainda receberá o Prêmio Eleazar de Carvalho, que inclui uma bolsa de US$ 1,4 mil mensais para estudar em uma instituição estrangeira à escolha

Programação de MPB com a Jazz Sinfônica na Praça

A fusão da música popular brasileira com música orquestral será realizado com a Jazz Sinfônica e acontece na Praça de Capivari, em apresentações gratuitas. Veja a programação:

Sábado, 29 de Junho, 16h30
Mônica Salmaso e Nelson Ayres

Domingo, 30 de Junho, 11h30
Carlinhos Brown

Sábado, 6 de Julho, 16h30
Fafá de Belém

Domingo, 7 de Julho, 11h
Spok

Sábado, 13 de Julho, 16h30
Toquinho

Sábado, 20 de Julho, 16h30
Lenine

Sábado, 27 de Julho, 16h30
Diogo Nogueira

 

Fotos: Cristiano Tomaz

Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321