5 grandes eventos esportivos já realizados em Campos do Jordão

Ao contrário do que muita gente pensa, Campos do Jordão não é uma cidade aclamada apenas pelo turismo

por: Redação ( 2 meses atrás ) - Atualizado: 20/02/2024 08:08
Tempo de Leitura: 3 minutos

Com sua arquitetura inigualável inspirada no estilo europeu, Campos do Jordão é conhecida nacional e internacionalmente como uma cidade turística que atrai visitantes de todas as partes do Brasil e de outros países do mundo. Apesar de o pico de reservas na rede hoteleira local se dar no inverno, o município recebe viajantes o ano inteiro devido à vasta opção de atividades, paisagens e gastronomia de ponta.

Mas, ao contrário do que muita gente pensa, Campos do Jordão não é uma cidade aclamada apenas pelo turismo. Ao longo dos últimos anos, a “Suíça Brasileira” também recebeu uma série de eventos esportivos de primeira linha, alguns deles com a participação de atletas que se transformaram em grandes referências em suas modalidades.

Poker

Atividade em ascensão no Brasil e no mundo, o poker já fez parte da programação de grandes eventos do município jordanense em mais de uma oportunidade. Em 2017, a cidade ganhou sua própria etapa do circuito Poker Experience, com disputas profissionais nas mesas de Texas Hold’em, principal categoria do esporte da mente mundo afora.

Anos antes, já havia sido realizado um evento do Brasil Poker Fest, que contou com a participação de mais de 450 jogadores do Brasil inteiro, dentre eles o mineiro Rafael Caiaffa, que ainda não havia se tornado um dos brasileiros campeões mundiais na WSOP. Atualmente, o país possui 31 braceletes de ouro, conquistados por 27 atletas diferentes.

Tênis

Um dos complexos esportivos mais charmosos da cidade é o Campos do Jordão Tênis Clube. Por lá, tenistas da cidade e região vivem praticando a modalidade e também grandes eventos profissionais já foram realizados no local. Entre 2001 e 2011, a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) promoveu anualmente uma das etapas do circuito Challenger na cidade.

Por lá passaram nomes consagrados como os argentinos Juan Martín del Potro (ex-número 3 do mundo e campeão do US Open) e Horacio Zeballos, os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah e os brasileiros Marcelo Melo, André Sá, Ricardo Mello e Rogério Dutra Silva. Já o torneio feminino foi realizado de 2002 a 2017 e teve como destaque as participações das então futuras medalhistas olímpicas Luisa Stefani e Laura Pigossi.

Ciclismo

Quem já ouviu falar no Tour de France sabe que essa é a maior competição de ciclismo de estrada do planeta, disputada todos os anos no mês de julho ao longo de 22 dias (sendo apenas dois de descanso). Desde 2018, Campos do Jordão tem sido palco da L’Étape Brasil, uma prova voltada para ciclistas amadores e entusiastas da modalidade com o objetivo de promover a experiência de vivenciar o evento original francês, que chancela esta versão em vários países.

A iniciativa chegou ao país em 2015, inicialmente no município paulista de Cunha, migrando para Campos nos anos seguintes e incluindo o Rio de Janeiro em 2021. Para 2024, as três cidades farão parte da L’Étape Brasil: a prova carioca acontece em 7 de abril, enquanto os eventos cunhense e jordanense serão realizados em 30 de junho e 29 de setembro, respectivamente.

Mountain Bike

Ainda no segmento de bicicletas, mas em outra vertente, Campos também é a casa de grandes eventos de Mountain Bike. Único festival de esportes e cultura de montanha do Brasil, Rocky Mountain Games reúne música, cinema, comida e competições, com provas de corrida, pedalada e parapente. Em 2024, o evento terá três etapas, uma delas na “Suíça Brasileira”, nos dias 26 e 27 de outubro.

Já a World Trail Races traz uma experiência de conexão com a natureza a partir de disputas em multimodalidades. Em dez anos de história, o evento já passou por Campos do Jordão em algumas oportunidades e estará de volta em 2024, para uma das seis etapas da temporada, que acontecerá em 19 e 20 de outubro.

Futebol

Embora não tenha sido uma competição propriamente dita, a passagem da Seleção Brasileira por Campos do Jordão em 1962 foi um evento por si só. Afinal, o time fez na cidade parte da sua preparação para a Copa do Mundo do Chile, que culminaria com o bicampeonato do Brasil na maior competição de futebol do planeta.

A delegação nacional ficou hospedada no luxuoso Hotel Vila Inglesa e utilizou o campo do Estádio Municipal Benedito Vaz Dias, na Abernéssia, para treinamentos. Até hoje essas instalações são muito procuradas pelo público por terem sido habitadas pelo Rei Pelé, Garrincha, Zagallo, Bellini e tantos outros craques que fizeram história com a camisa brasileira.

Vencedores do Concurso Maria Callas

Vencedores do Concurso Maria Callas

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Serie Orquestras Paulistas “Viola Enluarada”, Cia. Minaz

Serie Orquestras Paulistas “Viola Enluarada”, Cia. Minaz

O show “Viola Enluarada” da Cia. Minaz retorna a Campos do Jordão no dia 20 de abril, no...

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

A cidade mais charmosa do Brasil em 2024 chegará a está marca. 150 anos de muita históri...

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...