O clima de altitude em Campos do Jordão sempre atraiu atletas que procuram melhores resultados em esportes de alto rendimento. Visando o aumento da oxigenação do sangue, vários maratonistas procuram a cidade para se prepararem às vésperas de importantes competições.
Conhecidos pelos ótimos resultados em competições em todo o mundo, os quenianos aproveitam o período do visto no Brasil para treinarem nas montanhas e consequentemente oferecer risco aos corredores brasileiros. Os quenianos James Rotich, Chemwolo Kiprono Mutai e Mutai Kipkemei, são coordenados por Jorge Luís da Silva (que trabalhava com o técnico Henrique Viana, do fundista Franck Caldeira, vencedor da última São Silvestre) e pelo ex-maratonista Luís Antônio dos Santos.
Outro atleta de destaque que também se prepara em Campos é Marílson dos Santos, que ficará na cidade treinando para a Maratona de Nova York, que acontece no dia 4 de novembro, da qual é o atual campeão.
Aproveitando estas condições climáticas de que a cidade é privilegiada, está sendo construído na cidade um Centro de Treinamento de Alto Rendimento de Campos do Jordão. O local, que ocupará uma área de quase 10 mil metros quadrados, deverá abrigar atletas de grande potencial e também incrementar o turismo na cidade.