O trabalho deverá mostrar ainda um norte para as ações do poder público, possibilitando o desenvolvimento da atividade turística no município.
O Plano Diretor também é uma exigência para que a cidade mantenha o título Estância Turística ou Município, e assim receba recursos do governo do Estado para investimento neste setor.
Quem explica o funcionamento e processo de criação do Plano é Dener Fonseca, responsável técnico da Agência Brasileira de Engenharia Turística.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
Na fase inicial, o Conselho Municipal de Turismo irá constituir uma comissão, que atuará na elaboração do Plano.
Neste momento, a cidade está na fase de criação de um inventário da oferta turística, onde está realizando o levantamento dos atrativos e da estrutura que são oferecidos aos visitantes. Estas informações são coletadas junto ao poder público e às empresas.
Em seguida é feito um estudo para levantar a demanda de turismo que existe. Onde é mensurado o perfil do visitante do município, coletando informações e utilizando dados da Secretaria de Turismo e de empresas e associações do setor.
[/vc_column_text][vc_single_image image="29140" img_size="full"][vc_column_text]Com todas as informações em mãos será criado um diagnóstico, que mostrará a situação atual do turismo em Campos do Jordão. Acrescentando uma percepção empírica da cidade, obtém-se como resultado as questões que devem ser solucionadas. O estudo vai possibilitar uma visão do futuro para descobrir onde a cidade quer chegar. O Plano Diretor de Turismo deverá ser criado a partir deste trabalho e será baseado nos princípios da sustentabilidade socioeconômica, cultural, ambiental e político-institucional. Sendo capaz de nortear todo o processo de desenvolvimento do turismo no município. A próxima fase então será a elaboração dos programas, projetos e atividades, que irão demonstrar as ações necessárias para o cumprimento dos objetivos traçados no Plano. Ao final do projeto, a proposta do Plano Diretor de Turismo seguirá para aprovação do Conselho Municipal de Turismo. E depois será enviada ao Executivo Municipal e encaminhado para a Câmara dos Vereadores. Segundo a Secretária de Turismo Glória Alvarez Bravin, o Plano será uma grande conquista para o futuro de Campos: “O Plano Diretor de Turismo será um grande marco para o turismo de nossa cidade, ele irá nortear as ações e políticas públicas de turismo para os próximos 20 anos, tornando nossa cidade cada vez mais preparada e atrativa para nossos visitantes e também nossos munícipes". Quem quiser acompanhar o desenvolvimento do Plano poderá acessar o site do projeto: www.abet.tur.br/plano-diretor-de-turismo-campos-do-jordao-sp/[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]