[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Estar em Campos do Jordão é experimentar conexão com a natureza.
E quem estiver na cidade durante as férias poderá ter uma experiência ainda mais intensa.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image="30925" img_size="full" alignment="center"][vc_column_text]
[/vc_column_text][vc_column_text]
O Parque Estadual de Campos do Jordão, mais conhecido como Horto Florestal, divulga uma programação com várias atividades neste verão.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
A agenda conta com trilhas monitoradas para grupos de 15 pessoas, que percorrem belos cenários da serra da Mantiqueira. E ainda exposições informativas com detalhes do parque.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image="30926" img_size="full" alignment="center"][vc_column_text]
[/vc_column_text][vc_column_text]
As trilhas acontecem de quinta à domingo, durante todo mês de Janeiro. Veja os detalhes:
1- Trilha das 4 Pontes (Fácil - autoguiada): 1 km, margeia o rio Sapucaí e o atravessa quatro vezes por quatro pontes, sendo duas pênseis, esta é indicada para crianças.
2- Trilha da Cachoeira (Fácil - autoguiada):4,6 km, caminho agradável, por entre matas e cenários variados do Parque, terminando na Cachoeira do Galharada.
3- Trilha do Rio Sapucaí (Média - autoguiada):2,6 km, em seu trajeto o visitante encontra araucárias centenárias e avista campos de altitude e as corredeiras do rio Sapucaí.
4- Trilha dos Campos (Média - autoguiada): 3 km atravessa áreas de mata nativa preservada, campos de altitude e de reflorestamento de coníferas.
5- Trilha da Celestina (Difícil-monitorada): 8,5 km, longa trilha que se aproxima das áreas mais elevadas do Parque, atingindo a altitude de 1.905 m. Só pode ser percorrida com acompanhamento dos monitores do Parque.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image="30924" img_size="full" alignment="center"][vc_column_text]
Conheça as exposições que fazem parte da Programação:
Exposição Resgate Histórico e Cultural do Horto
A composição do espaço foi planejada para expor um acervo de memórias do Parque contadas através de fotografias, vídeos, objetos, bibliografias e depoimentos registrados a partir de relatos e estórias de ex-funcionários, dos funcionários atuais e também de famílias vizinhas ao Parque. Os registros destas memórias resultou nesta exposição e também em um livreto disponível na Exposição. A exposição também conta com um espaço em homenagem ao pesquisador cientifico Waldir Joel de Andrade, do Instituto Florestal e pessoa muito importante no contexto da gestão das áreas protegidas no Estado de São Paulo e, principalmente na Serra da Mantiqueira.
A Exposição contempla o Centro de Visitantes, o Centro de Exposições e o concretado externo próximo a Ducha da Juventude, onde se encontram alguns maquinários históricos do PECJ.
Exposição Limpeza das Águas
A exposição Limpeza das Águas mostra o cenário atual do Rio Sapucaí e propõe uma reflexão sobre como a sociedade se relaciona com ele, os passivos ambientais que o prejudicam, suas consequências e também como o Parque, enquanto Unidade de Conservação que é atravessada pelo rio, pode atuar como espaço educador.
A composição do espaço foi planejada para conscientizar sobre o tema da conservação do Rio Sapucaí-Guaçú, a valorização do seu ecossistema e a recuperação do seu equilíbrio ambiental. A visita busca atingir três esferas: educativa, informativa e comunicativa.
A exposição é composta por fotografias, mostra de exemplos de reutilização, vídeos, maquetes, simulador de cobertura de solo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
Horto Florestal
O Horto Florestal de Campos do Jordão conta ainda com duas áreas de piquenique para lanche e churrasqueira (para uso de churrasqueira é necessário agendamento via telefone e pagamento conforme a quantidade de pessoas) e as trilhas autoguiadas.
No local, o público também tem acesso a restaurante, chocolateria, arvorismo e aluguel de bikes, trenzinho florestal, e lojas de artesanato, plantas e lembranças.
Preços para entrada no parque
12 a 60 anos de idade: R$14,00
Estudante com apresentação de carterinha: R$7,00
Abaixo de 12 e acima de 60 anos de idade: Isento
Endereço: Av. Pedro Paulo, s/n - Campos do Jordão
Mais informações: (12) 3663-3762 / (12) 3663-1977
[email protected]
Informações e fotos: Fundação Florestal/ Parque Estadual Campos do Jordão, 2017
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]