Desfile Cívico-Militar de Sete de Setembro no Sambódromo do Anhembi Celebra 202 Anos da Independência do Brasil

A cerimônia será dividida em duas partes: o desfile cívico e o militar

por: Redação ( 7 meses atrás ) - Atualizado: 06/09/2024 11:44

Neste sábado, 7 de setembro, o Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, será palco do tradicional Desfile Cívico-Militar, comemorando os 202 anos da Independência do Brasil. O evento contará com a participação de mais de seis mil pessoas, incluindo civis e membros das forças de segurança. A celebração, que terá entrada gratuita, promete ser um espetáculo com desfiles a pé, motorizados e a cavalo, além da tradicional revista às tropas pelas autoridades.

A cerimônia será dividida em duas partes: o desfile cívico e o militar. Na primeira, diversas entidades civis, como escolas públicas, associações de veteranos e instituições militares, farão suas apresentações. Já na segunda parte, o público poderá assistir à parada militar, com a presença de integrantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, e de forças de segurança estaduais e municipais, como a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana.

Estrutura do Evento

Este ano, o desfile contará com a participação de 3.533 militares, além de 860 alunos de escolas públicas e 1.550 representantes de associações civis. Associações de veteranos também terão espaço, com a presença de 682 pessoas. No total, o evento reunirá 6.715 desfilantes, além de 166 viaturas e 90 policiais montados a cavalo.

Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.

A realização do evento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, a São Paulo Turismo, o Governo do Estado e diversas entidades civis e militares.

Programação Oficial

A programação do evento começa às 8h da manhã e segue com uma série de atividades cívicas e militares. Confira os horários:

  • 8h: Hasteamento das bandeiras
  • 8h30: Revista da tropa pela maior autoridade
  • 8h55: Execução do Hino da Independência
  • 9h: Início do desfile cívico
    • 9h: Grupamento de Escolas Públicas
    • 9h30: Grupamento de Associações Civis (Legião da Boa Vontade, União dos Escoteiros do Brasil, entre outros)
    • 9h50: Grupamento de Associações de Veteranos
  • 10h35: Abertura do Desfile Militar
    • 10h40: Tropas da Marinha do Brasil
    • 10h50: Tropas do Exército Brasileiro
    • 11h10: Tropas da Força Aérea Brasileira
    • 11h20: Tropas da Polícia Militar do Estado de São Paulo
    • 11h25: Tropas da Guarda Civil Metropolitana
  • 11h30: Início do desfile motorizado
  • 12h: Início do desfile hipomóvel
  • 12h05: Encerramento do evento

Informações para o Público

Abertura dos portões: Os portões de acesso ao público (14, 16, 21 e 28) estarão abertos a partir das 7h. A entrada é gratuita, e a capacidade do Sambódromo é de 30 mil pessoas. Ao atingir esse limite, os portões serão fechados.

Segurança: A Polícia Militar realizará a revista nas entradas do Sambódromo. É proibida a entrada com objetos perfurantes, cortantes, bandeiras com suporte de madeira ou outros itens que possam ser usados como armas. Recomenda-se que o público leve capas de chuva, em vez de guarda-chuvas.

Ponto de encontro: O público poderá marcar encontros ou localizar crianças e pessoas perdidas nos setores A e H das arquibancadas.

Saúde e Hidratação

O evento contará com ambulâncias de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e um posto médico para atender o público. A Sabesp também disponibilizará pontos de hidratação em locais estratégicos ao longo do Sambódromo.

Trânsito e Transporte

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realizará uma operação especial nas imediações do Anhembi. Algumas vias, como a Avenida Olavo Fontoura e trechos da Marginal Tietê, estarão bloqueadas das 6h às 14h. O público é incentivado a utilizar transporte público, e a São Paulo Transportes (SPTrans) disponibilizará uma linha especial de ônibus (179A/10 - Term. Tietê – Parque Anhembi) com tarifa de R$ 4,40, operando das 5h às 14h40.

Além disso, haverá transporte especial para pessoas com deficiência, operado pelo serviço Atende+. Vans farão o transporte entre as estações de metrô Tietê e Barra Funda até o local do evento.

Estacionamento

Quem preferir ir de carro poderá utilizar o estacionamento próximo ao local de concentração, com acesso pela Rua Professor Milton Rodrigues, ao custo de R$ 70. Contudo, é recomendável chegar cedo, já que as vias próximas estarão bloqueadas para garantir a segurança do evento.

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira III

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira III

RODOLFO GIUGLIANI, barítono ANTONIO LUIZ BARKER, piano ​No programa canções clássicas na...

Toriba Musical – Canções e Árias de Óperas II

Toriba Musical – Canções e Árias de Óperas II

GABRIELLA ROSSI, soprano LUCAS VANZELLI, tenor ANTONIO LUIZ BARKER, piano No programa, c...

Festa do Pinhão 01

Festa do Pinhão 01

Um Novo Tempo para Campos do Jordão na Festa do Pinhão! A tradicional Festa do Pinhão es...

Festa do Pinhão 02

Festa do Pinhão 02

Um Novo Tempo para Campos do Jordão na Festa do Pinhão! A tradicional Festa do Pinhão es...

Festa do Pinhão 03

Festa do Pinhão 03

Um Novo Tempo para Campos do Jordão na Festa do Pinhão! A tradicional Festa do Pinhão es...

Festa do Pinhão 04

Festa do Pinhão 04

Um Novo Tempo para Campos do Jordão na Festa do Pinhão! A tradicional Festa do Pinhão es...