
Dados divulgados nesta segunda-feira (30/9) pela Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) revelam que o estado de São Paulo atingiu a marca histórica de mais de 500 mil empresas ativas no setor de hotéis, bares e restaurantes. Esse volume representa 7,7% do total de empreendimentos registrados no estado, que somou 6,4 milhões de negócios em agosto de 2024.
A importância desse setor também se reflete na geração de empregos. Com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o estado de São Paulo conta com mais de 709 mil empregos formais no setor. Ao incluir vagas informais, temporárias e extras, esse número chega a 1,4 milhão de postos de trabalho.
Crescimento Recorde
O estudo, conduzido pelo Núcleo de Pesquisas e Estatísticas (NPE) da Fhoresp, utilizou dados do Mapa de Empresas, do Ministério do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, que consolida informações das 27 Juntas Comerciais do Brasil. De acordo com o levantamento, a marca de meio milhão de empresas ativas no setor é inédita.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
Atualmente, o estado conta com mais de 502,4 mil empresas no segmento, que incluem matrizes, filiais e Microempreendedores Individuais (MEIs). Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, o número de empresas no setor registrou um aumento de 12,7%, índice que acompanha o crescimento geral de negócios no estado, que foi de 12,2%.
Serviços de Alimentação Lideram
O setor de serviços de alimentação destaca-se com 471.271 empresas ativas, representando 93,8% do total de negócios no segmento de hotéis, bares e restaurantes no estado de São Paulo. Esse volume impacta diretamente o consumo das famílias e confirma a importância do setor para a economia paulista.
As empresas de serviços de alojamento ocupam o segundo lugar, com 8.788 negócios ativos, representando 1,7% do segmento. Padarias e confeitarias vêm em seguida, com 4.433 negócios ativos, representando 4,5% do total. No outro extremo, estão as discotecas, danceterias e salões de dança, com 404 empresas ativas, respondendo por 0,1% do setor.
Resiliência Pós-Pandemia
Edson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp, ressaltou que, entre o período pré-pandêmico de 2019 e agosto de 2024, o número de empresas dedicadas a serviços de hotéis, bares e restaurantes no estado de São Paulo mais do que dobrou, passando de 217.485 para 502.403 empresas ativas. Esse aumento de 137,4% reflete a capacidade de recuperação do setor, que foi duramente afetado pelas restrições da pandemia de Covid-19.
“Esse panorama mostra a pujança do segmento, que ainda enfrenta os impactos das medidas sanitárias impostas pela pandemia, mas que se mantém resiliente, com inovação e empreendedorismo em sua essência”, comentou Pinto.
Dinamismo do Setor
As empresas de alimentação lideraram o crescimento no período, com um aumento de 137,4%. Padarias e confeitarias também apresentaram crescimento expressivo, de 81,9%, seguidas pelos negócios de alojamento, com 29,45% de aumento. Apesar de terem registrado um crescimento de 51,3%, discotecas e danceterias têm uma participação limitada no total de negócios do setor.
O estudo da Fhoresp reflete a importância estratégica do setor de hotéis, bares e restaurantes para a economia paulista, impulsionando tanto a geração de empregos quanto o dinamismo empresarial no estado.