
Sábado, 18/10, é o Dia D de vacinação para ampliar a adesão às vacinas previstas no calendário nacional. O alvo são crianças e adolescentes de zero a 15 anos de idade. Atualmente, Campos do Jordão possui 9.502 pessoas nessa faixa etária.
Segundo Pedro Augusto Alves Júnior, coordenador da Estratégia Saúde da Família (ESF), o índice de adesão para crianças até 1 ano está em 80%. Já as vacinas HPV e ACWY voltadas para adolescentes atingiram 70%. A imunização contra a Dengue é a mais baixa até agora, com cobertura de apenas 10,44%. “Apesar dos esforços, os índices ainda estão abaixo da meta de 95% preconizada para a maioria das vacinas pelo Ministério da Saúde, por isso a importância da campanha”.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
Além da Dengue, a vacina contra a Covid 19 também está baixa, ainda reflexo da desinformação ocorrida durante a pandemia, o que segundo o coordenador da ESF, acaba prejudicando também a adesão das demais vacinas. Durante o Dia D, será reforçada a importância da imunização contra o HPV (causador do câncer e verrugas genitais), Febre Amarela e Sarampo, doenças graves e altamente contagiosas. a expectativa é aplicar duas mil doses.
Atenção para as unidades básicas de saúde onde haverá campanha neste sábado, das 08h às 16h:
Área 01 – Abernéssia
Área 02 – Vila Santo Antônio
Área 03 – Santa Cruz
Área 04 – Vila Cláudia
Área 05 – Vila Santa Cruz
Área 06 – Jardim Márcia
Área 07 – Vila Britânia
Área 08 – Vila Sidipe
Área 09 – Recanto Feliz
Equipes volantes também vão percorrer bairros mais afastados para realizar a vacinação domiciliar. Vale ressaltar que a participação é fundamental para o sucesso da campanha. “Manter as vacinas em dia é um ato de cuidado, prevenção e responsabilidade coletiva, que contribui para uma comunidade mais saudável e protegida. Vacinar é um ato de amor, cuidado e prevenção”, ressalta Pedro Augusto, coordenador da ESF.




















