Conteúdo oferecido por:

Cruzeiro e Vale Histórico ganham hospital regional

Obra orçada em R$ 153 milhões abre mais de 200 leitos e deve desafogar o sistema de saúde na região

por: Redação ( 2 mês atrás ) - Atualizado: 06/02/2026 11:25
Nesta primeira fase, leitos serão oferecidos de forma gradual - Foto Governo de SP

Na segunda-feira, 09/02, começam os atendimentos no Hospital Regional Circuito da Fé e Vale Histórico, em Cruzeiro SP. O Governo de São Paulo investiu R$ 153,4 milhões na construção da unidade que deverá atender 450 mil moradores de 17 municípios do Vale Histórico e também cerca de 13 milhões de peregrinos e turistas que visitam a região anualmente.

Segundo a Organização Social de Saúde (OSS) Instituto Sócrates Guanases, responsável pela a administração, os 210 leitos da unidade serão oferecidos de forma gradativa. Nesta primeira etapa o cronograma prevê a abertura de 18 leitos de observação com exames de raio-X, ultrassonografia, tomografia, endoscopia digestiva, colonoscopia, entre outros. Até abril serão implantados o hospital-dia e os serviços de consultas ambulatoriais, exames de imagem e diagnósticos.

Hospital Regional Circuito da Fé e Vale Histórico possui 210 leitos - Foto Governo de SP

A partir de maio, terão início os atendimentos de urgência e emergência adulto e clínica médica, UTI adulto, psiquiatria e ressonância magnética. Já em setembro entram em operação a obstetrícia e pediatria, UTI pediátrica e neonatal, hemodiálise e as cirurgias de média e alta complexidade eletivas e de urgência. Em janeiro de 2027, o hospital estará operando com sua capacidade máxima.

Segundo o Governador Tarcísio de Freitas, a nova unidade vai desafogar o sistema de saúde de cidades como Taubaté e São José dos Campos, que eram referência para tratamentos e internações. “Um hospital que vai atender aos municípios da região e eliminar o sofrimento de muitas pessoas que têm que viajar quilômetros e quilômetros para suas terapias. Agora vão ter oportunidade de fazer perto de casa. Isso começa a descomprimir as outras unidades de saúde do Vale”, afirmou.

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (01)

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (01)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Encenação da Paixão de Cristo

Encenação da Paixão de Cristo

No dia 03 de abril, às 19h, os Jovens da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus aprese...

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (02)

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (02)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Festival de Campos – Luz & Viola

Festival de Campos – Luz & Viola

A páscoa em Campos do Jordão ganha uma dimensão cultural única com a chegada do Festival...

Páscoa no Horto Florestal

Páscoa no Horto Florestal

A Páscoa no Horto Florestal vai ser cheia de encanto, brincadeira e momentos especiais e...