Fórum de Turismo discutiu o Trade em Campos do Jordão

A Secretaria de Turismo de Campos do Jordão realizou na última segunda-feira, dia 26 de fevereiro o 1º Fórum de Turismo de Campos do Jordão, o principal objetivo foi discutir o Plano Gestor criado pelo Secretário de Turismo Flávio Ventura e ouvir propostas para a melhoria do trabalho do trade turístico que é realizado hoje na cidade.

por: Redação ( 17 anos atrás - terça-feira dia 27 de fevereiro de 2007 ) - Atualizado: 27/02/2007 16:13
Tempo de Leitura: 3 minutos

Fórum de TurismoA Secretaria de Turismo de Campos do Jordão realizou na última segunda-feira, dia 26 de fevereiro o 1º Fórum de Turismo de Campos do Jordão.O principal objetivo foi discutir o Plano Gestor criado pelo Secretário de Turismo Flávio Ventura e ouvir propostas para a melhoria do trabalho do trade turístico que é realizado hoje na cidade.

O Fórum, que aconteceu no Grande Hotel Senac, reuniu empresários ligados ao ramo turístico, dentre proprietários de hotéis, pousadas, restaurantese alunos de hotelaria e gastronomia do Centro Universitário Senac.

Flávio VenturaAbrindo a reunião, o Secretário de Turismo Flávio Ventura falou do novo portal que em breve a Secretaria de Turismo ganhará, e que será desenvolvido com a intenção de profissionalizar a comunicação do setor, utilizando tecnologia de ponta em seu desenvolvimento com recursos avançados de visualização.

Ventura leu ainda uma análise escrita por um português especialista em turismo e Professor do Instituto Superior Técnico de Engenharia de Portugal, que conta todo o histórico do turismo na cidade, avaliando sua trajetória, desde a descoberta da cidade como turismo de saúde até os dias atuais. Foram analisadas as mudanças nas classes sociais desde então e a maneira de como foi feita a exploração do turismo em Campos, bem como sua ocupação, aumento da população e a mudança no perfil dos visitantes nos último 40 anos.

Enzo ArnsUm dos convidados a participar do fórum, foio Presidente das Operadoras de Turismo, Enzo Arns, que já participou do ministério do turismo, e tem viajado pelo Brasil falando do Programa Vai Brasil, realizado pelo governo federal, que reúne em único portal, pacotes de viagem para períodos de baixa ocupação com preços mais acessíveis.

Uma das idéias para solucionar o problema da sazonalidade em Campos é profissionalizar sua relação com as operadoras, agências e turismo receptivo, atraindo o turista mais distante em baixa temporada. Comopor exemplo noCarnaval, em que muitos turistas residentes na região nordeste, procuram cidades de menor movimento nesta época do ano, para descansar e fugir do barulho.

As operadoras, segundo Arns, estão mais bem preparadas, tem mais credibilidade para fazer o trabalho de montar os pacotes e agilizar o contato com os turistas de regiões mais distantes. Bem porque o turismo receptivo em Campos ainda está engatinhando, segundo Maria Glória Alvarez, da empresa Campos do Jordão Receptivo, pois existe na cidade certa resistência e falta de informação em relação ao papel do serviço e das tarifas empregadas.

Enzo ainda salientou o incrível atendimento que o turista recebe em Campos e o importante diferencial que o serviço faz no turismo. Além do enorme potencial de Campos do Jordão trabalhar com as operadoras filiadas à Associação Brasileira dos Operadores de Turismo. Levando em consideração que apenas 11 hotéis da cidade trabalham com apenas uma das 65 operadoras associadas.

Outro convidado a participar foi Felipe Artur Barbedo, presidente do Sindicato Regional de Guias de Turismo de Campos do Jordão. Barbedo falou da importância do trabalho dos guias credenciados e também das parcerias feitas com a Secretaria de Turismo e com empresas ligadas ao setor na cidade. Hoje Campos do Jordão possui 19 Guias devidamente cadastrados no Ministério de Turismo, ressaltou ainda que para se formar um guia é necessário pelo menos 8 meses de estudo.

O Chef do restaurante Casa Jordão, Mané Young, falou sobre a importância do evento, e considerou o Fórum como um divisor de águas para a reestruturação do turismo na cidade. Ressaltou ainda a importância na educação da população em relação ao turismo e do envolvimento de toda a sociedade para angariar o turismo em Campos.
O presidente do Convention Bureau, Luiz Pedro Nathan, falou do histórico de sucesso de alguns hotéis em Campos, e das circunstâncias que enfrentam os congressos que escolhem Campos para sediar seus eventos. Segundo Nathan, a solução para o turismo em Campos seria repensar os preços exercidos hoje na cidade.
Flávio Ventura ressaltou ainda o programa Turismo Cidadão, que será implantado a partir de 14 de abril pela Secretaria de Turismo, onde os cidadãos serão conscientizados em relação a importância do turismo. Enzo Arns finalizou o fórum ressaltando o pensamento coletivo como uma solução para alavancar o turismo em Campos, já que o trade é o principal responsável pelo sucesso do destino.

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Trazendo o tom intimista e acolhedor do seu show “Saudade é Amor”, a cantora Tiê – que c...