Na tarde de sábado, dia 19 de agosto, uma intensa chuva de granizo cobriu a cidade de Campos do Jordão, transformando sua paisagem e deixando-a com aspecto ainda mais europeu.
Alguns dos principais cartões postais de Campos ficaram completamente tomados por uma camada de gelo que criou uma paisagem extraordinária, misturada ao relevo e arquitetura poderia ser confundida com algumas cidades européias. Durante algumas horas a cidade presenciou momentos raros até que o gelo derretesse.
A chuva foi conseqüência da passagem de uma frente fria pela região. De acordo com o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), o encontro com a massa de ar quente e seco que estava sobre o Estado gerou uma área de instabilidade, que ocasionou a chuva.
Apesar da intensidade e de alguns prejuízos, o temporal não deixou feridos ou desabrigados, segundo a Defesa Civil. A chuva começou por volta das 16h e durou aproximadamente 30 minutos, deixando as ruas e a vegetação cobertas de gelo em uma vista deslumbrante.