Skip to content
Campos do Jordão,quarta-feira, 26 de agosto de 2026
Oferecimento Conteudo oferecido por GWG Telecom

Agosto Lilás: Câmara Municipal recebe palestra sobre violência contra a mulher

Objetivo é conscientizar sobre a importância do combate aos crimes de gênero

Agosto Lilás: Câmara Municipal recebe palestra sobre violência contra a mulher
Evento gratuito será na quinta-feira, 27/08, às 14h – Foto: Márcio Correia

A Câmara Municipal de Campos do Jordão será palco nesta quinta-feira, 27 de agosto, da campanha Agosto Lilás em prol do fim da violência contra a mulher. A Dra. Claudia Tenius dos Reis Ortiz e o delegado Dr.Luís Geraldo Ferreira Júnior vão realizar uma palestra sobre o tema, destacando a importância da Lei Maria da Penha que há 20 anos tornou mais duras as punições contra a violência doméstica e familiar.

Apesar do avanço, os números ainda são alarmantes. Segundo o Ministério da Justiça, 848 feminicídios foram registrados no Brasil no primeiro semestre de 2026. Somente em março houve 142 vítimas. No ano passado, 44,4% de todos os assassinatos de mulheres no país tiveram como motivação a questão de gênero, o maior índice desde 2015.

Os tipos de violência contra a mulher

Existem seis tipos de violência reconhecidos pela Lei Maria da Penha. A violência física é a mais comum atingindo a integridade e a saúde da mulher. Já a psicológica causa dano emocional com insultos, constrangimentos e humilhações. A violência sexual ocorre quando a mulher é obrigada a manter relações contra a sua vontade por meio da força ou coação.

Há ainda a violência patrimonial que atinge principalmente as mulheres idosas, que são mais vulneráveis a ceder o controle de dinheiro e bens tornando-se reféns de relações abusivas. A violência moral atenta contra a honra da mulher e a vicária, nova tipificação, é caracterizada por agressões direcionadas aos filhos, parentes ou pessoas próximas da mulher com o objetivo de atingi-la emocionalmente.

Além das formas de violência, os palestrantes também vão abordar a rede de apoio e proteção às mulheres como as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), Centros de Referência de Atendimento (CRAMs), Casas-Abrigo, Juizado de Violência Doméstica e Familiar, Ministério Público e Defensoria Pública.

A palestra com a Dra. Claudia Tenius dos Reis Ortiz e com o delegado Dr. Luís Geraldo Ferreira Júnior está marcada para as 14h, no plenário da Câmara Municipal. Rua Inácio Caetano, 490 – Vila Abernéssia. A entrada é franca

Receba as notícias mais relevantes de Campos do Jordão e região direto no seu whatsapp. Participe da Comunidade

Entre no grupo
QR Code do grupo do WhatsApp

Agenda de Eventos

Ver toda a agenda
Carregando notícias...