52ª Edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão Começa Neste Sábado (2)

A programação artística e pedagógica acontece até 31 de julho e estará dividida entre as cidades de Campos do Jordão e São Paulo.

por: Redação ( 2 anos atrás - sexta-feira dia 1 de julho de 2022 ) - Atualizado: 01/07/2022 12:15

Evento do Governo de São Paulo acontece de 02 a 31 de julho e terá mais de 80 concertos em sete palcos, divididos em quatro locais de Campos do Jordão e Sala São Paulo; com o tema “Modernos Eternos”, Festival apresenta programação focada no centenário da Semana de Arte Moderna de 1922; Módulo Pedagógico oferecerá 142 bolsas de estudo e mais de 1.000 horas-aula

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo abre neste sábado (2) a 52ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina. A programação artística e pedagógica acontece até 31 de julho e estará dividida entre as cidades de Campos do Jordão e São Paulo. Serão ao todo 84 concertos, sendo 90% deles gratuitos.

O festival acontecerá em sete palcos, espalhados em quatro locais: o Auditório Claudio Santoro, no Parque Felicia Leirner, (apresentações de sexta a domingo); o recém-inaugurado Parque Capivari (sábados e domingos); o Palácio Boa Vista, com concertos na Capela de São Pedro e em um palco externo (sábados e domingos); e a histórica Igreja de Santa Teresinha, no centro da cidade (sextas-feiras). A Sala São Paulo, instituição do Governo de São Paulo, assim como o auditório e o museu, também terá uma agenda diária de apresentações, divididas entre a Sala de Concertos e a Sala do Coro, e ênfase em apresentações de artistas do festival.

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“Para a edição deste ano, temos o foco de oferecer a melhor programação possível para o público, levando em consideração o impacto da pandemia em todo o setor cultural e, sobretudo, no funcionamento das orquestras”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão. “Por isso, o Governo do Estado de São Paulo tomou a decisão de realizar um grande investimento na viabilização dos concertos e do programa pedagógico, que está atrelado ao Festival”

Os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, completados em fevereiro último, permeiam toda a programação do Festival, que, neste ano acontece com o tema Modernos Eternos. A expressão é inspirada no início do poema Eterno, do livro Fazendeiro do Ar (1954), do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade:

“E como ficou chato ser moderno
Agora serei eterno”

Um panorama do modernismo internacional, em especial das décadas de 1920 e 1930, poderá ser ouvido nos programas do Festival, com obras sinfônicas e camerísticas de compositores que chegaram à maturidade nesse período, como Igor Stravinsky, Béla Bartók, Manuel de Falla, Sergei Prokofiev, Silvestre Revueltas, Paul Hindemith, Bohuslav Martinů e, é claro, Heitor Villa-Lobos, o grande nome da música brasileira presente na Semana de 1922. Também serão lembrados o bicentenário do romântico belga César Franck e o centenário do vanguardista brasileiro Gilberto Mendes.

Destacam-se, na programação artística do Festival, na cidade de Campos do Jordão, os concertos da Osesp, corpo artístico do Governo de São Paulo, na abertura (com seu diretor musical e regente titular, Thierry Fischer, e o pianista canadense Jan Lisiecki, no dia 2/7) e no penúltimo dia do evento (com o maestro costa-riquenho Giancarlo Guerrero (30/7); da Orquestra Filarmônica de Goiás, sob a batuta de Neil Thomson (16/7); da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, com regência de Roberto Minczuk e participação do violonista Yamandu Costa ( 24/7); da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, com seu novo regente, Carlos Prazeres (30/7); da Orquestra do Festival, com o violoncelista alemão Leonard Elschenbroich (31/7); um concerto de música antiga, com a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba (23/7); a participação de Orquestras Jovens brasileiras, como a Ojesp (3/7), a Experimental de Repertório, a do Theatro São Pedro e a de Mogi das Cruzes (todas em 9/7); e um recital do pianista Lucas Thomazinho com a violoncelista Marina Martins, que venceu o concurso Jovens Solistas de 2018 (22/7).

No módulo pedagógico, o Festival de Campos do Jordão receberá, ao todo, 142 alunos e 52 professores, que, juntos, vivenciarão mais de 1.000 horas-aula, ao longo de quase um mês de Festival. Estão programadas seis masterclasses, com professores de destaque no cenário musical internacional: o violoncelista Leonard Elschenbroich e o pianista Alexei Grynyuk. A Orquestra do Festival, formada por alunos e professores, se apresentará sob regência do brasileiro Marcelo Lehninger, do turco Çem Mansur e do inglês Neil Thomson. Haverá, ainda, a entrega do Prêmio Eleazar de Carvalho, cujo nome homenageia o maestro criador do Festival, que premiará o músico de maior destaque do evento.

"É até difícil calcular o impacto que um festival como o de Campos do Jordão pode ter na vida dos estudantes que participam como bolsistas. O perfil social desses alunos mudou muito ao longo de mais de 50 anos de evento, e hoje em dia é muito mais variado e gera alternativas profissionais para pessoas que de outra forma talvez não tivessem contato com esse universo", explica o Coordenador Artístico-Pedagógico do Festival, Fábio Zanon. "Além disso, a maior parte dos professores neste ano virá da própria Osesp e de outras orquestras brasileiras, e para muitos estudantes essa é uma enorme oportunidade de vivência e aprendizado", completa Zanon.

Prêmios e bolsas

O Prêmio Eleazar de Carvalho contemplará o/a bolsista que mais se destacar nessa edição, concedendo a ele/a uma bolsa de US$ 1,4 mil mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de translado entre o Brasil e o exterior. A Fundação Osesp poderá premiar outros bolsistas que se destacarem durante as atividades, com bolsas na Academia de Música da Osesp.

SOBRE O FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO

Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Inverno de Campos do Jordão Dr. Luís Arrobas Martins foi inspirado no Festival de Tanglewood, nos EUA, e combina, com excelência, uma programação de música de concerto a um trabalho pedagógico amplo e qualificado.

Ao longo de suas 50 edições, o evento se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional e, paralelamente, uma programação cultural de qualidade – neste ano totalmente gratuita –, que beneficia, não somente a cidade de Campos do Jordão, como todo o seu entorno, ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.

REALIZAÇÃO

O 52º Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão é um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e pela Fundação Osesp. Tem direção executiva de Marcelo Lopes, direção artística de Arthur Nestrovski e coordenação artístico-pedagógica de Fábio Zanon.

O Festival conta o patrocínio da cerveja Baden Baden, da Sabesp e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Promoção da Folha de São Paulo e da 29Horas. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

AMIGOS DO FESTIVAL

Desde 2013, a Fundação Osesp conta com a colaboração de uma rede de estabelecimentos comerciais da cidade de Campos do Jordão, que contribui para a divulgação de informações sobre a programação de concertos. Esses estabelecimentos recebem um selo que os identifica como Amigos do Festival e mostra engajamento com um dos mais tradicionais projetos culturais da cidade.

SERVIÇO

52º Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão
Data: de 2 a 31 de julho de 2022
Locais (Campos do Jordão e São Paulo)

AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO — Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista — Campos do Jordão, SP. Tel. (12) 3662-2334. 814 lugares. Ingressos: Entre R$ 50,00 e R$ 100,00. Horário de funcionamento: somente em dias de concerto, 3h antes do início do evento.

PARQUE CAPIVARI — R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1291, Capivari — Campos do Jordão — SP. 700 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18h.

Retirada de ingressos a partir de 10 dias antes de cada apresentação, limitada a quatro ingressos por pessoa e à capacidade do local.

PALÁCIO BOA VISTA — PALCO EXTERNO

Av. Adhemar Pereira de Barros, 3001, Jardim Dirce — Campos do Jordão — SP. 300 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: somente em dias de concerto, 3h antes do início do evento.

Retirada de ingressos a partir de 10 dias antes de cada apresentação, limitada a quatro ingressos por pessoa e à capacidade do local.

PALÁCIO BOA VISTA — CAPELA

Av. Adhemar Pereira de Barros, 3001, Jardim Dirce — Campos do Jordão — SP. 120 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: somente em dias de concerto, 3h antes do início do evento.

Retirada de ingressos a partir de 10 dias antes de cada apresentação, limitada a quatro ingressos por pessoa e à capacidade do local.

IGREJA DE SANTA TERESINHA — Rua Tadeu Rangel Pestana, 662, Abernéssia — Campos do Jordão — SP, Tel. (12) 3662-1740. 200 lugares. Gratuito.

Retirada de ingressos a partir de 10 dias antes de cada apresentação, limitada a quatro ingressos por pessoa e à capacidade do local.

SALA SÃO PAULO — SALA DE CONCERTOS

Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos — São Paulo — SP. Tel. (11) 3367-9500. 1.484 lugares. Gratuito a R$ 50,00.

Início da venda de ingressos previsto para 23 de junho (concertos pagos) ou retirada de ingressos a partir de 10 dias antes de cada apresentação, limitada a quatro ingressos por pessoa e à capacidade do local.

SALA SÃO PAULO — SALA DO CORO

Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos — São Paulo — SP. Tel. (11) 3367-9500. 150 lugares. Gratuito.

Retirada de ingressos a partir de 10 dias antes de cada apresentação, limitada a quatro ingressos por pessoa e à capacidade do local.

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