52º Festival de Inverno de Campos do Jordão Entra na 3ª Semana

Ao longo desta terceira semana, ganham destaque na agenda as apresentações diárias de Artistas do Festival até a próxima segunda (25/jul)

por: Redação ( 3 anos atrás - segunda-feira dia 18 de julho de 2022 ) - Atualizado: 18/07/2022 18:02

Festival de Inverno de Campos do Jordão, reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, realiza sua 52ª edição em 2022. A programação artística e pedagógica acontece de 02 a 31 de julho nas cidades de Campos do Jordão e São Paulo. São ao todo 89 concertos, sendo 80% deles gratuitos, em cinco locais espalhados por Campos: o tradicional Auditório Claudio Santoro, no Parque Felicia Leirner (apresentações de sexta a domingo, e uma na quinta-feira, 28/jul); o recém-inaugurado Parque Capivari (aos sábados e domingos); o Palácio Boa Vista, com concertos na Capela de São Pedro e em um palco externo (sábados e domingos); e a histórica Igreja de Santa Teresinha, no Centro da cidade (às sextas-feiras). A Sala São Paulo também tem uma agenda diária de apresentações, divididas entre a Sala de Concertos e a Sala do Coro, com ênfase em apresentações de Artistas do Festival.

No módulo pedagógico, o Festival de Campos do Jordão está recebendo 142 alunos e 52 professores, que juntos estão vivenciando mais de 1.000 horas-aula ao longo de quase um mês de evento. Acontecem também seis masterclasses com dois professores de destaque no cenário musical internacional: o violoncelista Leonard Elschenbroich e o pianista Alexei Grynyuk (que também realizam um recital no Festival, no dia 29/jul). A Orquestra do Festival, formada por bolsistas, se apresenta sob a regência do turco Çem Mansur (16 e 17/jul); do inglês -- radicado no Brasil -- Neil Thomson (23/jul); e do brasileiro -- radicado nos Estados Unidos -- Marcelo Lehninger (dias 30 e 31/jul, encerrando o evento).

TERCEIRA SEMANA DE FESTIVAL

Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.

Ao longo desta terceira semana, ganham destaque na agenda as apresentações diárias de Artistas do Festival até a próxima segunda (25/jul), na Sala do Coro (Sala São Paulo); um recital do Coro da Osesp com seu Regente Preparador, William Coelho (22/jul, Igreja de Santa Teresinha); o recital do pianista Lucas Thomazinho com a violoncelista Marina Martins, que venceu o concurso Jovens Solistas de 2018 (22/jul, Auditório Claudio Santoro); uma apresentação com transmissão digital do Grupo de Percussão do Festival e do Grupo PIAP (25/jul, Sala São Paulo); um concerto de música antiga com a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, sob o comando do cravista e regente Fernando Cordella (23/jul, Parque Capivari, e 24/jul, Sala São Paulo); e concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo regida por Roberto Minczuk (24/jul, Auditório Claudio Santoro); da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, sob a batuta de André Muniz (23/jul, Sala São Paulo, e 24/jul, Parque Capivari); e novas performances da tradicional Orquestra do Festival, agora regida pelo britânico Neil Thomson (23/jul, Auditório Claudio Santoro). Apenas a programação do Auditório é paga, com ingressos a R$ 50,00 (com direito a meia-entrada); os demais concertos são gratuitos, com distribuição de ingressos no site do evento e também presencialmente em cada local.

SOBRE O FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO

Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Inverno de Campos do Jordão Dr. Luís Arrobas Martins foi inspirado no Festival de Tanglewood, nos Estados Unidos, e combina, com excelência, uma programação de música de concerto a um trabalho pedagógico amplo e qualificado. Ao longo de suas mais de 50 edições, o evento se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas participantes a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional, e, paralelamente, uma programação cultural de qualidade que beneficia não somente a cidade de Campos do Jordão como todo o seu entorno, ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.

REALIZAÇÃO

O 52º Festival de Inverno de Campos do Jordão tem direção executiva de Marcelo Lopes, direção artística de Arthur Nestrovski e coordenação artístico-pedagógica de Fabio Zanon. O Festival conta com o patrocínio da Cervejaria Baden Baden, da Sabesp e do Instituto Cultural Vale, apoio da Rede, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Fritz Dobbert. Promoção: Folha de S.Paulo, 29Horas e Band Vale. Realização: Fundação Osesp.

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira III

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira III

RODOLFO GIUGLIANI, barítono ANTONIO LUIZ BARKER, piano ​No programa canções clássicas na...

Toriba Musical – Canções e Árias de Óperas II

Toriba Musical – Canções e Árias de Óperas II

GABRIELLA ROSSI, soprano LUCAS VANZELLI, tenor ANTONIO LUIZ BARKER, piano No programa, c...

Festa do Pinhão 01

Festa do Pinhão 01

Um Novo Tempo para Campos do Jordão na Festa do Pinhão! A tradicional Festa do Pinhão es...

Festa do Pinhão 02

Festa do Pinhão 02

Um Novo Tempo para Campos do Jordão na Festa do Pinhão! A tradicional Festa do Pinhão es...

Festa do Pinhão 03

Festa do Pinhão 03

Um Novo Tempo para Campos do Jordão na Festa do Pinhão! A tradicional Festa do Pinhão es...

Festa do Pinhão 04

Festa do Pinhão 04

Um Novo Tempo para Campos do Jordão na Festa do Pinhão! A tradicional Festa do Pinhão es...