• home
  • 63.211 pessoas já estão aqui! Participe você também.

Previsão do Tempo - dia 02/10

ci
Max: 19C
Min: 10C

Fonte: Cptec

Previsão do Tempo - dia 03/10

npp
Max: 18C
Min: 8C

Fonte: Cptec

Previsão do Tempo - dia 04/10

n
Max: 20C
Min: 8C

Fonte: Cptec

Previsão do Tempo - dia 05/10

pn
Max: 22C
Min: 14C

Fonte: Cptec

Fauna, Rios e Lagos

por: - Atualizado: 20/09/2012 19h54 - categoria: Fauna, Rios e Lagos

O rio mais importante de Campos do Jordão é o Capivari ( Ribeirão Capivari ), sendo considerado a vertente mais alta do rio da Prata ( cerca de 4/5 do Município está localizado na Bacia Paraná-Uruguai ), cuja nascentes localizam no bairro de Umuarma.

Fauna, Rios e Lagos de Campos do Jordão

Fauna

As peculiaridades climáticas da região não autorizam a existência de uma fauna específica em Campos do Jordão.

No que tange à fauna aquática, apenas uma espécie merece referência, o pequeno lambari, e, por isso, o Instituto de Pesca desenvolveu um trabalho de pesquisa, que introduziu nos rios da região a "truta arco-íris", procedente da América do Norte.

O pastoreio extensivo é uma prática comum e tem permitido a abertura de trilhas, formadas pelo gado, que favorecem a reprodução e locomoção de algumas populações como as das perdizes e codornas, que são dependentes de habitats com vegetação baixa e pouco densa.

As seguintes espécies podem ser encontradas nas matas:

Mamíferos: bugio, caitetu, cotia, coati, macaco-prego, mono, onça suçuarana, queixada, saá.

Aves: azulão, bicudo, bigodinho, bitro, caburé, canário fogo, caçaroba, cuiu, curió, gavião pato, gaviãozinho, jacú, jacú pequeno, juruva, macuco, melro assobiador, nhambú, chintam, nhambú guaçú, papagaio, pararú, pavão, pomba do ar, pichorolê, várias espécies de sabiás, saira, saracura, surucuá, tangará, tuim, uru, urutagua.

As seguintes espécies podem ser encontradas nos campos:

Mamíferos: maritaca, tatu-cavalo, tatu-mirim, veado catingueiro.

Aves: andorinha dos campos, chan-chan, codorna, coleirinha, coruja, coruja do campo, gavião perdiz, gaviãozinho, maria branca, maria preta, nhambu chororó, perdiz e siriema.

Galeria de Fotos

  

  


Fauna existente nos campos e nas florestas

Mamíferos: cachoro do mato, gambá, gato do mato pintado, gato do mato mourisco, irará, jaguatirica, lebre, mão pelada, ouriço, paca, preá, rato grande, ratos em geral e veado catingueiro.

Aves: andorinha pequena, azulão, beja-flor, beija-flor furtacor, beija-flor do rabo branco, bem-te-vi, bem-te-vi pequeno, borrajara, carancho, chopim, civi, coruja branca, coruja sumidora, curruíra, frango d'água, gralha, joão-de-barro, joão-bobo, juriti, juriti da mata virgem, nhaçanã, papagaio, pararu, pássaro preto, picanço, pinhé, pintassilgo, pitanga, picapauzinho, sabiá laranjeira, sabiá poca, sabiazinha, tesourinha, tico-tico, tiriva, tovaca pequena, tovaca uçu, tucano, tuim, urubu, urubu campeiro e viuvinha.

Abelhas e vespas: arapuá, exu fazendeiro, europa, guâmia, gurupu, mandaçaia, mandaguari, manduri, marimbondo, mosquito, mirim, estrelinha e jataí.

Ofídios: amarelinha da serapilheira, caninana, cascavel, cobra cega, coral, cotiara, jararaca, jarara-cucú, quebra-quebra e uruntu.

Fauna nos brejos

Mamíferos: ariranha, capivara, quaiquica, lontra, ratão do banhado e peivinha.

Aves: azulão, cuitela da beira d'água, martim pescador do grande, martim pescador do pequeno e saracura.

Fauna dos Rios

A única espécie dos rios é o pequeno lambari, estando já introduzida e perfeitamente aclimada a truta "arco-íris", e, em introdução, a "steel headtrout".

Entre a fauna migratória, podem-se observar as seguintes espécies:

Mamíferos: anta, bugio, cotia, mono, queixada e veado mateiro.

Aves: anu branco, anu preto, araçari, canário da terra, irerê, maritaca, pichocó e taperá ( Plano de Manejo do Parque Estadual de Campos do Jordão, Boletim Técnico n.º 19, Secretaria da Agricultura).

Rios

O rio mais importante de Campos do Jordão é o Capivari ( Ribeirão Capivari ), sendo considerado a vertente mais alta do rio da Prata ( cerca de 4/5 do Município está localizado na Bacia Paraná-Uruguai ), cuja nascentes localizam no bairro de Umuarama.

O rio Capivari vai recebendo, em seu curso, o rio Abernéssia, os ribeirões do Iimbiri e das Perdizes, os córregos do Guarani e do Homem Morto, depois do qual passa a denominar-se rio Sapucaí-Guaçú, e que, lá longe do Município, unindo-se ao rio das Mortes, vai formar o rio Grande.

O rio Sapucaí-Guaçú recebe, ainda dentro do Município, as águas dos ribeirões dos Marmelos, do Paiol, do Ferradura, da Serra, do Campo do Meio, da Guarda ou Gaiarada, de Casquilho, Serrote e do Coxim.

Na extremidade sudeste de Campos do Jordão, nas vertentes voltadas para o Vale do Paraíba, descem os ribeirões das Barradas, do Paiol Velho, dos Melos e do Lageado.

Onde Fica o Ribeirão Capivari?

Nascendo na altura da quadra esportiva do Dom Bosco, formado pelo Córrego Serraria (Santa Cruz) e Córrego Piracuama (Vila Albertina), típico curso d'água urbano, o Ribeirão Capivari, em Campos do Jordão (SP), atravessa todo o bairro de Abernéssia, Jaguaribe e termina na região do teleférico da EFCJ (Vila Capivari), onde juntando-se com o Ribeirão das Perdizes, que vem da Ducha de Prata, forma o rio Sapucaí Guaçu em direção ao Parque Estadual e depois em direção ao Estado de Minas Gerais.

 

conteúdo relacionado

Seja o primeiro a comentar


    Serviços de Informação

    • Campos do Jordão no seurss

      Acompanhe as últimas notícias da cidade por RSS.

      » assine
    • Campos do Jordãonewsletter

      Cadastre-se e receba gratuitamente informações em seu e-mail.

      » saiba como
    • Campos do Jordão no twitter

      Siga-nos e fique por dentro das últimas informações sobre a cidade.

      » acesse