Skip to content
Campos do Jordão,quarta-feira, 16 de setembro de 2026
Oferecimento Conteudo oferecido por GWG Telecom

Mudanças climáticas colocam saneamento e gestão das chuvas em debate em Campos do Jordão

Seminário gratuito da AEACJ acontece neste sábado (19), reúne especialistas e profissionais e discute planejamento urbano, drenagem e prevenção de riscos.

Mudanças climáticas colocam saneamento e gestão das chuvas em debate em Campos do Jordão

Campos do Jordão recebe neste sábado, 19 de setembro, o seminário “Campos do Jordão frente às Mudanças Climáticas: Saneamento e Gestão de Chuvas”. Promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campos do Jordão (AEACJ), o encontro será realizado das 8h às 18h, no Cintra Buffet, na Vila Jaguaribe.

A programação reúne profissionais, especialistas, estudantes e moradores interessados em discutir soluções para desafios que já fazem parte da rotina de cidades serranas: drenagem urbana, manejo das águas pluviais, saneamento, ocupação do solo e prevenção de riscos.

Planejamento antes da emergência

A proposta do seminário é colocar o planejamento no centro do debate. Em vez de tratar eventos climáticos extremos apenas depois de seus impactos, a iniciativa busca discutir medidas capazes de reduzir vulnerabilidades e preparar a cidade para cenários de chuva intensa e persistente.

Em Campos do Jordão, o relevo acidentado e a ocupação urbana exigem atenção constante ao escoamento da água e à estabilidade do solo. A forma como o território é ocupado, impermeabilizado e drenado influencia diretamente a segurança da população, especialmente em áreas de encosta.

Engenharia, arquitetura e participação da sociedade

O encontro pretende aproximar profissionais das áreas técnicas, poder público, estudantes e sociedade civil. A ideia é ampliar a troca de experiências e discutir alternativas relacionadas à infraestrutura, sustentabilidade, gestão pública e redução de riscos.

Segundo a organização, a programação abordará o papel da engenharia e do planejamento urbano na prevenção de problemas associados às mudanças no regime de chuvas e no desenvolvimento de estratégias para uma cidade mais preparada e segura.

Participação é gratuita

A participação é gratuita, com vagas limitadas e certificado. A inscrição deve ser feita antecipadamente pela plataforma Sympla.

Serviço

Seminário: Campos do Jordão frente às Mudanças Climáticas: Saneamento e Gestão de Chuvas
Data: sábado, 19 de setembro de 2026
Horário: das 8h às 18h
Local: Cintra Buffet
Endereço: Av. Dr. Januário Miraglia, 2410, Vila Jaguaribe, Campos do Jordão
Inscrições: gratuitas, pela Sympla
Certificado: sim
Realização: AEACJ
Patrocínio: Mútua

Fontes: AEACJ e Sympla.

Receba as notícias mais relevantes de Campos do Jordão e região direto no seu whatsapp. Participe da Comunidade

Entre no grupo
QR Code do grupo do WhatsApp

Agenda de Eventos

Ver toda a agenda
Carregando notícias...